| coronavírus

Tudo indica que a pandemia no Rio Grande do Sul é muito mais grave do que parece e do que APARECE nas informações do governo. Não é alarmismo, é ciência e dados. Neste texto explicamos por que:👇

📍Pesquisa da Fiocruz aponta que o número de mortes por coronavírus pode ser até SEIS VEZES maior do que o informado pelo governo.

✔️Em um mês foram 639 mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), mas só 106 foram identificadas como Covid-19.

📍A média dos últimos dois anos é de 33 mortes por SRAG. Ou seja, são 636 óbitos acima do normal, sendo que 530 não têm diagnóstico.

✔️Levantamento da imprensa demonstra que o número de casos divulgado pelo Estado é 19% menor que o confirmado pelos municípios.

📍A cada 4 casos divulgados pelo governo, há mais 1 infectado que não entra nas estatísticas.

✔️O Rio Grande do Sul é um dos estados que menos realiza testes de coronavírus. São 90 testes para cada 100 mil habitantes. A subnotificação é a regra!

📍Estamos entre os piores estados na divulgação de dados sobre a pandemia.

✔️Organismos internacionais que fiscalizam o direito à informação constatam que o governo não divulga uma série de indicadores a respeito do coronavírus, como: número de profissionais da saúde infectados, número de pessoas em tratamento nos hospitais e evolução dos casos diários por município.

📍E os dados divulgados são pouco acessíveis, não permitindo livre manuseio por quem estuda o impacto da pandemia. Ou seja: a sociedade fica DEPENDENTE da interpretação dada pelo governo.

✔️Além disso o governo não detalha os gastos emergenciais com leitos, aventais, máscaras e outros equipamentos. Apenas o valor total da compra é divulgado, e não o preço pago por cada item. Isso aumenta os riscos de superfaturamento, justo no momento em que estamos vendo investigações sendo realizadas no Rio de Janeiro e até mesmo em Rio Pardo, resultando na prisão do prefeito.

📍O governo investe em propaganda bonitinha na TV e no rádio sobre a pandemia. E a estratégia de “distanciamento controlado” é revestida por um verniz científico. Mas está claro que a sociedade não tem em mãos todas as informações necessárias para avaliar a gravidade do cenário.

✔️Por isso é irresponsável flexibilizar a quarentena neste momento. O governo precisa ser transparente, proteger as vidas e auxiliar as famílias a sobreviver nesta crise.