| Notícias

Nesta quarta (11/03), a contramestra de capoeira Didi – Adélia Kervalt Costa Atti – vai reeber a medalha da 55ª Legislatura da Assembleia Legislativa. A homenagem proposta pela deputada Luciana Genro (PSOL) será entregue às 13h, no Salão Júlio de Castilhos.

A homenagem é alusiva ao Dia Internacional da Mulher. Homenagear a contramestre Didi é reconhecer as mulheres que ocupam espaços que em sua maioria são de reconhecimento masculino. A contramestra tem uma atuação expressiva pela participação das mulheres na capoeira, uma ferramenta de luta contra a discriminação e o racismo.

Didi fundou, há 11 anos, o coletivo de mulheres capoeiristas Dona Maria Como Vai Você?; já representou o RS em diferentes encontros femininos de capoeira pelo Brasil e idealizou encontros femininos de capoeira no Estado.

Didi também foi responsável pela organização das Semanas de Capoeira de Porto Alegre e dos Fóruns Gaúchos de Capoeira, além de divulgar a capoeira em eventos na Europa, nos Estados Unidos e na África.

Em abril, Didi vai receber o título de mestra de capoeira, entregue pelo Mestre Catitu em uma cerimônia em São Paulo. Ela começou a prática da capoeira nos anos 1990, dando aulas há 20 anos. A contramestra desenvolve ainda o projeto Ginga Criança, destinado para estudantes de educação infantil, e também atua no projeto social do Afro-Sul Odomode. Ela ainda dá aulas no Colégio Marista Rosário. Em sua trajetória, estão trabalhos envolvendo capoeira e necessidades especiais e oficinas via Secretaria de Cultura.