| Notícias | Segurança Pública

Antecipar as nomeações dos concursados da Polícia Civil do Rio Grande do Sul e dividi-las até 2022 foi uma das propostas encaminhadas na audiência pública da Comissão de Segurança e Serviços realizada na Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (05/12).

A deputada Luciana Genro (PSOL) e o deputado Jeferson Fernandes (PT) encaminharam a demanda a partir da solicitação dos concursados, que compareceram massivamente na audiência. A proposta encaminhada sugere a nomeação de 400 concursados por semestre em 2020 e 2021 e o restante em 2022. O documento vai ser assinado pelos concursados e entregue ao vice-governador e secretário Estadual de Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, também ex-chefe da Polícia Civil gaúcha.

“Os trabalhadores da segurança pública também estão sob o ataque do pacote do governo Eduardo Leite. É preciso garantir a nomeação dos policiais para reforçar o efetivo, que é mais da metade abaixo do essencial, garantir a manutenção dos servidores em serviço e melhorar as condições de trabalho dos agentes”, destaca a deputada Luciana Genro.

O concursado Elias Machado da Silva, da comissão de aprovados da Polícia Civil, destacou que em 93 cidades do Rio Grande do Sul – 25% de todo o Estado – há apenas um policial como efetivo para o município inteiro. A audiência também teve a participação dos concursados da Susepe, também aguardando nomeação.

O representante dos concursados da Susepe, Gustavo Vieira Pereira, também destacou números impressionantes com relação ao trabalho dos agentes penitenciários. Ele citou, por exemplo, que no presídio de Sapucaia do Sul há um agente para cada 132 presos, sendo que o ideal é que o número fosse de cinco presos para um agente.