| Matriz Africana | Notícias

A Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Tradicionais de Matriz Africana da Assembleia Legislativa esteve na segunda-feira (25/11) reunida com a superintendente estadual do IPHAN, Renata Galbinski Horowitz, o antropólogo do IPHAN, Caetano Sordi, e o antropólogo do IPHAE, Walmir Pereira, para debater acerca das medidas possíveis para proteção do bem imaterial localizado no Mercado Público de Porto Alegre, o Bará do Mercado.

Reunião tratou da ameaça da privatização do Mercado Público de Porto Alegre | Foto: Divulgação

Em razão da tentativa da Prefeitura de Porto Alegre de conceder à iniciativa privada o Mercado Público, espaço de tanta tradição e importância para os povos tradicionais do nosso estado, a reunião foi demandada pela Frente Parlamentar, da qual a deputada Luciana Genro é uma das coordenadoras.

Discurso de homenagem aos povos de matriz africana
Apoio à campanha #TradiçãoAlimentaNãoViolenta
Um mandato em defesa das religiões de matriz africana
Vitória para o povo de axé
Frente em Defesa dos Povos de Matriz Africana solicitará audiência sobre terreiros ameaçados

Como encaminhamentos à sociedade civil, a Frente irá protocolar junto ao IPHAN o pedido de registro do Mercado Público no patrimônio histórico nacional.

Também foi encaminhado um pedido de audiência pública na Assembleia Legislativa com os órgãos interessados na catalogação e reconhecimento do patrimônio histórico dos povos tradicionais de Matriz Africana. Foi encaminhada ainda uma reunião com a Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural da Prefeitura de Porto Alegre (EPAHC), para solicitar qual plano de salvaguarda foi articulado pela prefeitura e pelo órgão para garantir que as práticas históricas culturais já realizadas no Mercado Público não sejam atingidas.

Nosso mandato segue em defesa dos Povos Tradicionais de matriz africana. Não aceitaremos nenhum retrocesso!