| frente parlamentar | Matriz Africana

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) entregou a medalha da 55ª Legislatura a Yalorixá Iyá Vera Soares de Oyá Ladjá. É a primeira vez que a honraria de uma legislatura é concedida a uma autoridade tradicional de matriz africana. A deferência aconteceu durante o Grande Expediente da parlamentar nesta quarta (16/10), em homenagem aos povos tradicionais de matriz africana. 

Leia, na íntegra, o discurso da deputada Luciana Genro

É a primeira vez que a medalha é concedida a uma autoridade tradicional de matriz africana | Foto: Juliana Almeida

“A homenagem é também é uma tentativa de sensibilizar esta casa legislativa para as pautas desse povo tão importante para a constituição do Brasil enquanto nação. Desde que chegaram aqui, entretanto, enfrentam muito preconceito e discriminação. A luta da Mãe Vera é histórica contra o racismo e a intolerância e merece o devido reconhecimento por parte desta Casa, como já é reconhecida fora daqui”, destaca a deputada Luciana Genro, uma das coordenadoras da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Tradicionais da Assembleia Legislativa.

A Yalorixá Iyá Vera Soares é coordenadora do Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana, mãe de cinco filhos, nascida em Porto Alegre e formada técnica de enfermagem pela UFRGS. É uma militante histórica do movimento negro e da luta pela sobrevivência e resistência dos povos tradicionais. 

“É histórico receber essa medalha. É um reconhecimento da nossa luta e representa muito. A deputada Luciana Genro teve a sensibilidade e a coragem de colocar essa pauta na mesa dessa casa legislativa em busca das ações afirmativas. Tenho certeza que é o primeiro passo para reparar o nosso povo”, declarou a yalorixá Vera Soares.

Apoio à campanha #TradiçãoAlimentaNãoViolenta
Um mandato em defesa das religiões de matriz africana
Vitória para o povo de axé

Estiveram na mesa do plenário a Yalorixá Vera Soares de Oyá Ladjá, a filha de santo Cris de Oyá, o Dion de Oxum, o Tiago de Bará e a Develyn de Oxum, do Cidrab, o Daniel de Bará, do coletivo Juntos, e a vereadora de Porto Alegre Karen Santos (PSOL). Também estavam presentes nas galerias do plenário integrantes do Movimento Vamos à luta, do FONSANPOTMA, do Cidrab e de grupos de alabês.