| Assembleia Legislativa | Moradia

Por meio da Frente Parlamentar em Defesa da Moradia Digna da Assembleia Legislativa, coordenada pela deputada Luciana Genro (PSOL) promovemos, em parceria com o deputado federal Dionilson Marcon (PT) e com os movimentos sociais de luta pela moradia, o seminário “O Desmonte do Programa Minha Casa, Minha Vida e o Futuro da Habitação Social”.

O governo Bolsonaro cortou pela metade os recursos no Orçamento 2020 para a política habitacional, tornando praticamente impossível reverter o déficit habitacional que só no Estado é de 300 mil pessoas.

Entre as demandas apresentadas na audiência estiveram a concentração de recursos para políticas públicas de habitação para a população de baixa renda, a garantia de recursos para áreas e locais já marcados e pelo cumprimento dos contratos já assinados no Minha Casa Minha Vida.

Deputadas Luciana Genro e Fernanda Melchionna têm mandatos em defesa da moradia popular digna | Foto: Juliana Almeida

Precisamos de uma retomada da política habitacional que realmente inclua as pessoas, que garanta as condições básicas de moradia a milhares de famílias que não tem acesso à casa, saneamento básico, saúde, educação e transporte.

O evento contou com a participação da deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL), de representantes de movimentos sociais como o Movimento Nacional de Luta pela Moradia, do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, do Conselho Regional de Luta pela Moradia Popular, da Cooperativa Central dos Assentamentos do Rio Grande do Sul, do Ministério Público, da Famurs, de prefeituras do Rio Grande do Sul e do governo do Estado.