Reunião da Comissão de Educação debateu atraso de obras em escolas
Reunião da Comissão de Educação debateu atraso de obras em escolas

| Educação | Notícias

A deputada Luciana Genro (PSOL) solicitou, durante audiência pública da Comissão de Educação, a elaboração de um cronograma de obras em escolas pela Secretaria Estadual de Obras e Educação. O atraso de reformas nos colégios estaduais pautou novamente a Comissão – o primeiro debate sobre o tema foi solicitado pela deputada e ocorreu em abril. O secretário estadual de Obras, José Luiz Stédile, participou da reunião desta terça (13/08).

A deputada encaminhou sua solicitação à presidente da Comissão, deputada Sofia Cavedon (PT). Diretoras e representantes de escolas de São Jerônimo, Gramado, Porto Alegre, entre outras, expuseram os problemas das instituições.

A situação mais emblemática foi apresentada pela diretora Honorina Pinto da Silva, da escola Barão do Jacuí, de São Jerônimo. A escola aguarda há 11 anos a conclusão de um novo prédio por causa de um erro no projeto. Por causa disso, os estudantes já tiveram aulas improvisadas em uma igreja e em um salão paroquial e no antigo prédio da escola, todo de madeira e com a estrturua em risco. A merenda dos estudantes chegou a ser levada de um local a outro dentro de um carrinho de feira, por uma estrada de chão.

“A educação está sendo tratada sem nenhuma prioridade. A situação da nossa escola não é igual a nenhuma outra. Nós ocupamos o prédio em obras e estamos contando com a ajuda da comunidade para podermos finalizar a construção”, contou a diretora, após a exibição de um vídeo.

Diretoras Eliana Alves Flores e Honorina Pinto da Silva levaram as situações das suas escolas | Foto: Juliana Almeida

A diretora do Colégio Protásio Alves, Eliana Alves Flores (na foto ao lado), relembrou da obra do muro da escola, danificado com uma fissura do tamanho de uma mão e hoje do tamanho de uma pessoa. O secretário Stédile afirmou, entretanto, que assinou, na segunda-feira (12/08), a ordem de início das obras do muro do Protásio Alves.

A deputada Luciana Genro também solicitou informações sobre a verba do BIRD destinada para as reformas das escolas, já que a Secretaria da Educação garantiu, em abril, que os recursos não seriam retirados dos colégios, mesmo após o vencimento do prazo para as obras. Porém, uma semana após a audiência que tratou desde tema, a imprensa divulgou que os recursos seriam destinados para pavimentação de estradas.

“As escolas precisam de um cronograma para se organizar e ter um retorno efetivo da secretaria e também uma resposta sobre onde estão e de que forma poderão usar esse recurso (do BIRD), porque foi garantido aqui que as escolas não perderiam essa verba”, cobrou a deputada.