Luciana Genro visitou ocupações Jardim Conquista e Jardim Vitória acompanhada de lideranças da comunidade.
Luciana Genro visitou ocupações Jardim Conquista e Jardim Vitória acompanhada de lideranças da comunidade.

| Moradia

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) visitou na tarde de sábado (06/07) as ocupações Jardim Conquista e Jardim Vitória, no município de Cachoeirinha. Luciana é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Moradia Digna e atendeu ao pedido dos moradores para conhecer a comunidade e auxiliar na luta por regularização fundiária. Ela esteve nas comunidades acompanhada de Andresa Paiva e Wagner Coelho, da Frente Moradia Legal, movimento que luta pela regularização da área.

Leia também: Ocupação Jardim Conquista solicita apoio da Comissão de Direitos Humanos

Cerca de 1300 famílias vivem nas duas ocupações há 20 anos. As comunidades estão situadas em áreas pertencentes à prefeitura de Cachoeirinha e ao Instituto Riograndense do Arroz, vinculado ao governo estadual.

Os lotes localizados no terreno da prefeitura já possuem regularização, mas as casas construídas na área do Estado estão sob ameaça de despejo. Isso faz com que, em muitas ruas, residências de um lado estejam regulares e do outro, sob ameaça.

“Assim que os moradores entraram em contato com o meu gabinete, foram recebidos e encaminhados à Comissão de Direitos Humanos, da qual faço parte, para dar um relato da situação. Nós estamos tentando marcar uma reunião com o secretário Stédile para que possamos encaminhar uma solução”, disse Luciana Genro.

Ex-prefeito de Cachoeirinha, José Stédile é o secretário estadual de Obras e Habitação. Além de uma reunião entre a deputada, o secretário e lideranças da comunidade, está prevista a realização de uma audiência pública na cidade para tratar do tema.