A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) e a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul (Sindsepe-RS), Diva Luciana Flores da Costa, se reuniram nesta quarta-feira (26/06) com o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes (PP). O ex-deputado Pedro Ruas, atual coordenador da Bancada do PSOL, também participou do encontro.

Luciana Genro é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Dignidade Salarial dos Servidores Estaduais, que trata da situação de funcionários públicos com vencimento inicial abaixo do salário mínimo. Na legislatura anterior, Pedro Ruas havia criado e presidido esta frente.

Cerca de 15 mil servidores recebem do governo uma parcela autônoma em seus contracheques, para que seus vencimentos líquidos não fiquem abaixo do salário mínimo. Contudo, por não ser incorporada ao salário básico, a parcela acaba não recebendo nenhuma vantagem de avanço nas carreiras, de reposição salarial ou de reajuste. Além disso, ao se aposentar o servidor perde completamente este valor.

O Sindsepe-RS reivindica a incorporação da parcel autônoma ao salário básico dos funcionários. A mudança só pode ocorrer através de um projeto protocolado pelo próprio governo. por isso foi entregue a Frederico Antunes duas minutas de projetos que poderiam ser enviados à Assembleia Legislativa.