Luciana Genro

Audiência pública debaterá dificuldades de acesso a medicamentos da Farmácia do Estado

20 de março de 2019 10h58
Requerimento da deputada Luciana Genro foi aprovado pela Comissão de Direitos Humanos. | Foto: Samir Oliveira

A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira (20/03) um requerimento de audiência pública da deputada Luciana Genro (PSOL) para tratar da dificuldade de acesso a medicamentos da Farmácia Especial do Estado.

A demanda chegou ao gabinete através da Associação Gaúcha de Doenças Inflamatórias Intestinais (AGADII), cujos representantes se reuniram com a deputada e relataram os problemas enfrentados, como a ausência de medicamentos e a falta de informações sobre o estoque da Farmácia do Estado. Na última reunião da Comissão de Direitos Humanos, no dia 13 de março, integrantes de associações de pacientes com doenças raras deram seus relatos sobre o assunto, reforçando as dificuldades no acesso às medicações.

A audiência pública ocorrerá no dia 10 de abril, às 10h, em local a definir. O evento ocorrerá em conjunto com um requerimento já aprovado na Comissão de Direitos Humanos, de autoria da deputada Sofia Cavedon (PT), que trata do acesso de pessoas com deficiência à Farmácia do Estado.