emancipa
emancipa

| Emancipa Mulher

A deputada estadual eleita Luciana Genro anunciou a implantação da Emancipa Mulher em Passo Fundo. A Emancipa Mulher é a escola feminista e antirracista da ONG de educação popular Emancipa, ambas criadas por Luciana Genro.

A novidade foi anunciada em vídeo nesta terça-feira (11/12), quando Luciana Genro informou que infelizmente não poderia mais comparecer ao evento “Construir a resistência: a perspectiva das mulheres para 2019”, organizado pela Emancipa Mulher e pelo PSOL em Passo Fundo. Luciana precisou cancelar a agenda em função de uma reunião com a primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social Maria Helena Sartori para tratar da falta no fornecimento de um leite especial a crianças com alergia à proteína do leite de vaca. No vídeo, a deputada eleita ainda se posicionou contra a moção de repúdio proposta pelo vereador Renato Tiecher, do PSB, contra o evento do PSOL.

– Quero dizer para o vereador que está lançando impropérios contra o nosso evento para não se iludir com fato de eu não ter ido hoje. Eu irei a Passo Fundo e quero implantar na cidade uma sucursal da Emancipa Mulher, com curso, com eventos, com debate.

A Emancipa Mulher

A ONG Emancipa oferece cursinho pré-vestibular para jovens e adultos de baixa renda em Porto Alegre, Gravataí, Bagé, Novo Hamburgo, Guaíba, Pelotas e Charqueadas. Já a Emancipa Mulher oferece o curso Laudelina de Campos Mello, uma ferramenta para fortalecer o combate ao machismo e ao racismo, além de estudar o histórico dos movimentos de mulheres e da luta do povo negro na sociedade.

O evento

A atividade acontecerá na Câmara de Vereadores de Passo Fundo, a partir das 18h45min.

Participam do evento a cientista social e coordenadora da Emancipa Mulher, Carla Zanella, integrante da direção estadual do PSOL e do grupo de trabalho nacional do Coletivo Juntos e Juntas; Karen Santos, professora, militante do Movimento Negro e do Coletivo Alicerce e suplente da vereadora Fernanda Melchionna, eleita deputada estadual e a jornalista e militante dos direitos humanos Ingra Costa e Silva, especialista em Ciências Sociais, membra fundadora do Coletivo Feminista Maria, Vem Com as Outras e do Plural Coletivo Sexodiverso.