Casa Emancipa Gravataí
Casa Emancipa Gravataí

| Emancipa

Luciana Genro esteve presente na inauguração da Casa Emancipa Gravataí. | Foto: Fernanda Garrido

A rede de educação popular Emancipa, criada no Rio Grande do Sul em 2011 pela deputada estadual eleita Luciana Genro, inaugurou uma casa em Gravataí. O início das atividades na nova sede ocorreu no domingo, 16/12, e contou com a presença de Luciana e da deputada federal eleita Fernanda Melchionna, além do coordenador do espaço, o professor de Taekwondo Ruan Martins.

A Casa Emancipa Gravataí fica localizada na Rua Pedro Carneiro Pereira, 36, no bairro Castelo Branco. O local irá oferecer cursinho gratuito preparatório para o Enem e as atividades esportivas já ofertadas pela ONG, como as aulas de Taekwondo e futebol para jovens de baixa renda.

– Contribua aqui para a campanha de financiamento coletivo da Casa Emancipa Gravataí

Emancipa Gravataí lançou campanha de arrecadação para financiamento das atividades. | Foto: Fernanda Garrido

Em Gravataí, o Emancipa também está presente com projetos sociais nos bairros Xará, Princesa e Cruzeiro. A inauguração da casa contou com a presença de cerca de 150 crianças e jovens envolvidas com as atividades do Emancipa. “Fizemos uma atividade em defesa do Emancipa, mas principalmente em defesa da educação, da emancipação e transformação da vida das pessoas”, disse Ruan Martins.

Na ocasião, também foi lançada uma campanha de arrecadação financeira para a manutenção dos projetos do Emancipa em Gravataí. Luciana Genro, que preside a ONG no Rio Grande do Sul, anunciou a doação de R$ 500 do Emancipa de Porto Alegre ao Emancipa de Gravataí. Rodrigo Nickel, tesoureiro do cursinho em Porto Alegre, também participou do anúncio. “O meu mandato de deputada estadual vai atuar para fortalecer o trabalho do Emancipa em todo o Estado. Vamos ajudar a criar a Emancipa Mulher em Gravataí e fortalecer o cursinho e os projetos esportivos”, disse a deputada eleita.

Para Luciana Genro, “O trabalho do Emancipa é uma gotinha num oceano diante das desigualdades”, portanto é preciso que as iniciativas também envolvam “uma luta política para mudar estruturalmente a sociedade”.

Confira abaixo mais fotos da inauguração da Casa Emancipa Gravataí em nosso álbum no Flickr:
Inauguração da Casa Emancipa Gravataí