Banrisul
Banrisul

Por Luciana Genro

É urgente a organização de uma ampla frente em defesa do Banrisul. Em entrevista nesta manhã à Rádio Gaúcha, a secretária-executiva do Ministério da Fazenda, Ana Paula Vescovi, deixou claro que o governo federal fará todos os esforços para impor ao Rio Grande do Sul a privatização do banco.

Tudo em nome do regime de recuperação fiscal que não recupera nada, apenas entrega o patrimônio dos gaúchos e coloca o Rio Grande do Sul de joelhos para Brasília. O PSOL é contra este acordo e manifestamos isso durante a campanha eleitoral, com a candidatura do vereador de Porto Alegre Roberto Robaina.

A política econômica de Bolsonaro seguirá os passos de Temer, com elementos ainda mais pesados de ataques aos direitos do povo. O Ministério da Economia de Paulo Guedes avançará com tudo para forçar a mão de Eduardo Leite na privatização do Banrisul. Não querem apenas a joia, mas a coroa inteira. O governador eleito assumiu na campanha e reafirmou o compromisso de não vender o banco, mas não podemos ficar parados. É preciso uma ampla frente política em defesa do Banrisul. Nosso mandato na Assembleia Legislativa estará a serviço desta causa, ao lado dos servidores do Banrisul e na luta por um banco público de qualidade, com programas de crédito voltados a quem mais precisa e políticas de financiamento que dialoguem com as necessidades regionais e as vocações locais do Estado.