Luciana Genro

Estou junto com o povo de Axé!

26 de setembro de 2018 17h00

Por Luciana Genro

Quero agradecer todas Iyalorixás, todos os Babalorixás, Alabês e filhos e filhas de santo que apoiam a minha candidatura para Deputada Estadual!

Minha relação com as religiões de matriz africana não é de hoje. Defendo o direito de todas as religiões existirem e, por isso, estou firme na luta contra a perseguição do povo de axé e as tentativas de ataque a seus cultos, fruto do racismo estrutural que ataca a cultura negra.

Além disso, fundei com a Cris Machado de Oyá, filha do meu amigo Pai Marcelo de Oyá Niqué, e outros irmãos de religião, a Casa Emancipa Restinga, um centro comunitário que oferece atividades educacionais e culturais para os moradores do bairro. Uma delas é a oficina gratuita de alabê que ensina os instrumentos Agê, Agogô e Tambor para as crianças e adolecentes.

Tenho conversado muito com a Mãe Viviane de Yansa, com o Pai Mario Oxalá, com o Pai Marcelo de Oyá Ninqué e com a Mãe Regina De Bara Agelu, com o Pai Benhur D Odé, com a mãe Luciana D’Oxum, com a Mãe Iara Machado de Yansã, com o Pai Marcelo de Oxalá Belerum, sobre esses ataques que as religiões de matriz africana vêm sofrendo, inclusive a tentativas de limitação dos horários das casas, e reafirmo meu compromisso na luta contra essas perseguições.

Além de agradecer o apoio e carinho de todos citados a cima, meu muito obrigada de coração aos Alabês Guilherme da SilvaMauricio BarretoJunior Thiago e Mauricio Barreto (pai, e o futuro alabê, Eric Maurício Barreto.

Agradeço a Fernanda Melchionna​ e ao Luciano Victorino 5024​, candidatos a deputado federal, que também estão juntos comigo nesta caminhada de apoio às religiões de matriz africana. Um muito obrigado também ao Rafael Miranda da Rosa/ Omimalé Axé Fotografia​ autor de algumas das imagens que utilizamos no vídeo!

Estou junto com o povo de Axé!