Foto_Neto_Cunha__Emancipa3
Foto_Neto_Cunha__Emancipa3

| Notícias

A previsão de chuva e a baixa temperatura não venceram a vontade de celebrar a diversidade e não impediram os moradores da Restinga de lotar a Esplanada na 1ª Parada LGBTinga. O evento reuniu mais de mil pessoas neste domingo (08/07). Apresentações de drags, MCs e a bateria do Estado Maior da Restinga alegraram o domingo no maior bairro de Porto Alegre.

Intitulada de LGBTINGA, a Parada foi promovida pela Casa Emancipa Restinga, projeto social que desenvolve atividades esportivas e culturais para moradores do bairro. A presidente da ONG Emancipa, Luciana Genro, foi convida​​​​​​​​​​​​​​da para ser madrinha do evento. Luciano Victorino, do coletivo Juntos e organizador da Parada Livre de Porto Alegre, Cristiane Machado e pai Fabrício d’Oxum, moradores do bairro, fizeram parte da organização.

“Estamos aqui para lutar pela igualdade de direitos para todos e para todas. Lutamos contra o preconceito através da educação, da cultura e da diversão, que também é um instrumento de luta e resistência”, disse Luciana Genro, que foi escolhida madrinha da LGBTinga por ter sido a primeira presidenciável a falar sobre homofobia e transfobia em um debate nacional.

A apresentação da Parada LGBTinga ficou por conta de Cristiane Machado, coordenadora da Casa Emancipa, Bruna Belém Belém, mulher transexual que recentemente celebrou seu casamento na Esquina Democrática como forma de marcar o Dia Mundial de Combate à LGBTfobia e do ativista Luciano Victorino, do coletivo Juntos. “A LGBTinga é para homenagear e dar visibilidade à população LGBT da Restinga. É uma parada de empoderamento para a comunidade”, destaca Cristiane.

“Fazer uma Parada LGBT aqui é um grande desafio, é muito diferente de organizar uma no Centro. Mas a comunidade se interessou e ficamos muito felizes. Porque a Restinga existe e resiste, e o evento serve para mostrar que existem LGBTs aqui e eles querem seus direitos garantidos”, discursou Luciano no caminhão de som.

Além do clima de festa, a Parada levou informação e serviços aos moradores. A equipe do PoaPrEP estava distribuindo um kit informativo para os presentes.

Emancipa

A Casa Emancipa Restinga é um centro comunitário da ONG Emancipa – Educação Popular no bairro da Restinga, em Porto Alegre. O espaço oferece oficinas de dança, muay thai, capoeira, futebol e de empoderamento de meninas negras para os moradores da região.