Lançamento do Roberto
Lançamento do Roberto

| PSOL | Rio Grande do Sul

Ato de lançamento da pré-candidatura de Roberto Robaina ocorreu neste sábado na Câmara Municipal de Porto Alegre.

O PSOL realizou neste sábado o lançamento oficial da pré-candidatura de Roberto Robaina ao governo do Estado. O evento ocorreu na Câmara Municipal de Porto Alegre e contou com a presença de 500 pessoas, representando diversas regiões do Rio Grande do Sul. Também estiveram presentes lideranças do partido, como a ex-deputada Luciana Genro, que irá concorrer à Assembleia Legislativa este ano, o deputado estadual Pedro Ruas e os vereadores Fernanda Melchionna, de Porto Alegre, Guto Lopes, de Viamão, e Fernanda Miranda, de Pelotas, assim como a liderança da cidade Jurandir Silva. Sandra Genro, mãe de Luciana, também compareceu à atividade para manifestar seu apoio a Roberto Robaina. 

No início do evento, o partido realizou uma homenagem à vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco, brutalmente executada. “Não exigimos um minuto de silêncio, exigimos uma vida inteira de luta dos que ficam”, disse Pedro Ruas. Em seguida, diversas lideranças de movimentos sociais, sindicatos, ocupações urbanas e movimentos de luta pelos direitos da população LGBT, das mulheres e das negras e negros fizeram saudações de apoio à pré-candidatura de Roberto Robaina. Representantes do PPL e do PCB também estiveram presentes e manifestaram apoio.

“Nós queremos mostrar ao povo que existe uma alternativa. Vamos construir um programa de governo com os movimentos sociais, com as comunidades, com o protagonismo das mulheres, dos negros e negras e da população LGBT”, disse Roberto Robaina. 

O pré-candidato considera que existem dois eixos programáticos fundamentais para serem defendidos: política econômica e segurança pública. No primeiro aspecto está a defesa da auditoria e suspensão do pagamento da dívida pública, a luta pela revogação da Lei Kandir e a revisão das isenções fiscais a grandes empresas. Sobre a segurança pública, Roberto Robaina frisou a defesa de uma nova política que não esteja centrada na criminalização das drogas, mas sim em investimentos voltados para a investigação e prevenção de homicídios, latrocínios e demais crimes contra a vida. 

Pré-candidata a deputada estadual, Luciana Genro ressaltou a necessidade de luta por mudanças estruturais no Estado e no país. “É preciso mexer nas estruturas de poder, que estão apodrecidas e distanciadas das necessidades reais da população. O nome do Roberto Robaina representa essa disposição de ir à raiz dos problemas”, disse. 

Conheça Roberto Robaina

Roberto Robaina, 50 anos, é vereador de Porto Alegre, eleito em 2016, com 8.354 votos. Formado em História, com mestrado e doutorado em Filosofia. É fundador e membro da Direção Nacional do PSOL.

Começou na militância socialista ainda na adolescência, no Movimento Estudantil. Foi diretor do Sindicato dos Bancários no início dos anos 1990. Foi do PT por muitos anos, até Luciana Genro ser expulsa em 2003. Junto com ela, participou da fundação do PSOL.

Representou o PSOL como candidato a Governador em 2006 e em 2014. Em 2010 atingiu 31 mil votos para Deputado Estadual. Em 2012, teve a responsabilidade de representar o PSOL na disputa da Prefeitura de Porto Alegre. Neste ano, o partido conquistou duas cadeiras na Câmara Municipal de Porto Alegre.

Em 2016, elegeu-se vereador da capital com 8.354 votos, estando entre os 10 parlamentares mais votados do Legislativo.