Esporte Emancipa Gravataí
Esporte Emancipa Gravataí

| Artigos

Esporte Emancipa Gravataí atendeu 180 alunos em 2017

*Por Ruan Martins

O Esporte Emancipa Gravataí encerrou as atividades de 2017 com uma série de iniciativas, celebrando as vitórias conquistadas ao longo do ano. No sábado, dia 16, 30 alunos do projeto participaram de um evento na Universidade de Caxias do Sul, onde muitos venceram competições de Taekwondo contra atletas muito mais experientes.

Os jovens ainda compareceram a uma palestra de Venilton Teixeira, atleta olímpico e principal referência do Taekwondo no Brasil. Ele falou sobre sua própria trajetória, tendo iniciado sua prática esportiva a partir de um projeto social na periferia e conquistado uma medalha no Mundial e uma participação nas Olimpíadas.

Trabalho do Esporte Emancipa Gravataí abrange seis comunidades carentes da cidade

Foi um momento de muita inspiração e energia para os alunos do Esporte Emancipa Gravataí, que perceberam que eles também podem, sim, um dia chegar lá. No domingo pela manhã realizamos a troca de faixa deles, seguindo sempre a ideia de que para o trabalho dar certo é necessário explorar todo o talento que eles têm. Para finalizar, no domingo à tarde realizamos um campeonato de futebol do núcleo da comunidade Princesa, em Gravataí.

Encerramos em Gravataí um ano de muito trabalho, mas com um saldo de seis comunidades atendidas, 180 alunos participantes e uma atleta do projeto medalhista de Bronze na maior competição nacional de Taekwondo do país. Criamos a chamada “Copa das Comunidades”, que é um campeonato de futebol ou Taekwondo destinado somente a projetos sociais da cidade. Foram três edições, duas de Taekwondo e uma de futebol.

Foi um ano marcante para todos nós. Agradecemos ao Emancipa a oportunidade de realizar este trabalho e seguiremos em 2018 avançando com mais iniciativas e ajudando a transformar a vida dos nossos alunos!

*Ruan Martins é professor de Taekwondo e coordenador do Esporte Emancipa Gravataí.