Emancipa Charqueadas aula inaugural
Emancipa Charqueadas aula inaugural

| Educação Popular

Aula inaugural do Emancipa Charqueadas ocorreu em junho deste ano e reuniu 150 pessoas.

Fundado em 2011 pela ex-deputada Luciana Genro, o Emancipa é uma ONG de educação popular que já ajudou centenas de jovens de baixa renda a ingressar na universidade. O trabalho do Emancipa em Charqueadas é relativamente recente. A aula inaugural ocorreu em junho deste ano. Mas a disposição e os projetos idealizados pela coordenação do cursinho já tomaram a dimensão de um trabalho enraizado na cidade. O Emancipa Charqueadas veio para ficar!

Oficina de estudo Emancipa Charqueadas.

A aula inaugural ocorreu no auditório do campus local do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL), com participação de 150 pessoas. O cursinho, que começou com cinco professores, já conta com 12 colaboradores – todos voluntários.

O principal projeto do Emancipa Charqueadas é o cursinho preparatório para o processo seletivo de nível médio do IFSUL na cidade. O coordenador do Emancipa Charqueadas, Gabriel Moraes de Oliveira, informa que há uma série de iniciativas em andamento para o próximo período.

“Ano que vem o Emancipa irá possuir uma série de cursos diferentes. Vamos manter o curso preparatório para o IFSUL e acrescentaremos um curso preparatório para o Enem. Implementaremos o Emancipa Profissionalizante, que contará com cursos de informática instrumental, web design e curso de língua espanhola. Também teremos o Emancipa Esportes”, explica.

Formação pedagógica do Emancipa Charqueadas.

Para Gabriel Moraes de Oliveira, os projetos desenvolvidos pelo Emancipa são uma forma de combater a desigualdade social. “Estamos dando oportunidade para que alunos de baixa renda concorram com alunos que têm condições de pagar cursinhos particulares e de estudar em escola privada”, avalia.

Em Charqueadas, trata-se do único cursinho gratuito no município. “Estamos causando um impacto social nunca visto antes na nossa cidade”, comemora. “Uma frase que acho muito interessante ressaltar é que no Emancipa não tem boleto, tem amor e dedicação”, conclui.

O processo seletivo no Emancipa Charqueadas ocorre através de editais, que informam os detalhes para realização das inscrições presenciais – sempre priorizando alunos de escola pública e de baixa renda. Para mais informações, acesse a página do Emancipa Charqueadas ou entre em contato pelo e-mail: gabrielmdo@live.com.

Clique aqui e veja todas as atividades do Emancipa no RS em nossa reportagem.