Emancipa Guaíba
Emancipa Guaíba

| Educação Popular

Emancipa em Guaíba começou projeto de alfabetização em agosto deste ano.

O Emancipa é uma ONG de educação popular fundada pela ex-deputada Luciana Genro em 2011, que já ajudou centenas de jovens de baixa renda a ingressar na universidade.  A cidade de Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre, ganhou um importante projeto de educação popular este ano. Em agosto de 2017 ocorreu o primeiro encontro do Emancipa no município, organizado a partir da iniciativa da professora Líbia Aquino e seus alunos dos cursos de Pedagogia e Psicologia.

Em Guaíba, o Emancipa desenvolve projetos de alfabetização pelo método Paulo Freire. Líbia explica que a dinâmica dos encontros envolve aulas de uma hora e meia e, num segundo momento, rodas de conversa. “Tratamos de temas do cotidiano com cada um dos estudantes”, comenta.

As atividades ocorrem no bairro Santa Rita. É por meio das escolas da comunidade que o Emancipa divulga suas ações e que as pessoas interessadas podem tomar conhecimento das inscrições.

Líbia entende que é fundamental o trabalho de alfabetização desenvolvido pelo Emancipa em Guaíba, ainda mais quando constata que não existem iniciativas deste sentido pelo poder público. “A alfabetização é basilar para a libertação do sujeito. Existe um grande número de analfabetos em Guaíba e ausência de políticas a esse público”, explica.

Quem quiser saber mais sobre as atividades do Emancipa em Guaíba pode mandar mensagem para a página no Facebook. Para saber mais sobre a história as atividades do Emancipa no Rio Grande do Sul, leia nossa reportagem: Emancipa: há seis anos semeando projetos no Rio Grande do Sul.