Luciana Genro e Raul Pont
Luciana Genro e Raul Pont

| Articulação política
Foto: Samir Oliveira/PSOL

Luciana Genro e Raul Pont se reuniram para organizar encontro público da oposição ao governo Marchezan | Foto: Samir Oliveira/PSOL

Os ex-candidatos à prefeitura de Porto Alegre Luciana Genro (PSOL) e Raul Pont (PT) se reuniram nesta quarta-feira (25/01) para articular a realização de um encontro público entre o bloco de oposição ao governo do prefeito Nelson Marchezan Jr (PSDB). A ideia é realizar um evento que reúna as bancadas dos dois partidos na Câmara Municipal, além de sindicatos, organizações do funcionalismo público e ativistas dos movimentos sociais.

A reunião entre Luciana e Raul ocorreu no dia em que Marchezan anunciou que irá atrasar salários dos servidores municipais. A intenção de ambos com o encontro é fortalecer a luta contra qualquer tipo de ataques aos diretos dos trabalhadores, a partir do bloco formado por PSOL e PT na Câmara, com a vereadora Fernanda Melchionna na liderança. Outro ponto que aproxima Raul e Luciana é a contrariedade com o apoio a Rodrigo Maia (DEM) para a presidência da Câmara dos Deputados, já que Raul representa um setor do PT que não aceita o voto no candidato vinculado ao governo Temer – assim como o PSOL, que deverá lançar candidatura própria no pleito.

“Esta reunião é um gesto importante para consolidarmos a unidade da esquerda na oposição ao governo Marchezan, que tenta aplicar em Porto Alegre a mesma fórmula de desmonte do serviço público implementada por Sartori no Estado”, disse Luciana.

Para Raul Pont, a conversa com Luciana e a realização do encontro público da oposição são importantes para “potencializar a nossa ação”. Ele entende que “a única coisa que o governo Marchezan sinaliza é que existe um caos, mas ele é quem está criando este caos, talvez para privatizar a Carris e o DMAE”.