40ca410b-ca7f-4675-bcf6-0866d6b486b3
40ca410b-ca7f-4675-bcf6-0866d6b486b3

| Tecnologia

 

Representantes de diversas entidades conheceram propostas de Luciana para uso de tecnologias na gestão | Foto: Alvaro Andrade/PSOL

Representantes de diversas entidades conheceram propostas de Luciana para uso de tecnologias na gestão | Foto: Alvaro Andrade/PSOL

Com o intuito de apresentar sugestões e conhecer as propostas para uso da tecnologia da informação na gestão pública de Porto Alegre, representantes do Conselho Estadual de Tecnologia da Informação (CETI) reuniram-se nesta sexta-feira (23/09) com a candidata Luciana Genro no comitê da coligação “É a vez da mudança”. O CETI é um fórum formado por representantes de setores acadêmicos e empresariais que busca fomentar o uso de dispositivos tecnológicos e criar um ambiente inovador na cidade.

O grupo citou como iniciativas ao alcance da prefeitura o ensino da tecnologia nas escolas e o despertar da consciência para a formação de mais profissionais na área. Eles ainda ressaltaram a importância de um ambiente favorável à iniciativas da economia criativa, como a regulamentação de aplicativos de transporte. Luciana entregou uma cópia do plano de governo, que contém capítulo específico sobre tecnologia da informação, e lembrou que o uso dos dispositivos permeia várias áreas do planejamento do PSOL para administrar a cidade.

No transporte, a candidata se mostrou favorável à regulamentação do Uber, mas afirmou que a prefeitura também terá um aplicativo próprio, voltado à avaliação do serviço de táxi, e outros semelhantes ligados ao transporte individual. Também citou a necessidade de oferecer o rastreamento de ônibus em tempo real, para que os passageiros saibam a frequência exata e o tempo de espera dos coletivos nas paradas.

Já na saúde, detalhou a proposta de implantação do Telessaúde, um serviço de atendimento telefônico que visa aproximar médicos dos postos de saúde de especialistas à distância para esclarecer diagnósticos e solicitar exames, reduzindo a fila de espera para consultas.

Para a gestão pública, Luciana lembrou que pretende criar uma agência de fiscalização que centralize a liberação de alvarás, garantindo agilidade no processo, e afirmou que a medida será acompanhada de um aplicativo onde cidadãos possam fazer denúncias e avaliações sobre estabelecimentos e serviços públicos em geral, reduzindo a burocracia que hoje inviabiliza a solução dos problemas via telefone 156.

“Queremos governar com a inteligência da cidade e integrar a sociedade para que ela governe junto, seja dos setor privado, dos universitários e dos movimentos sociais. Hoje o governo fica fechado em si mesmo, em torno dos partidos e suas falcatruas. Em nosso governo precisaremos estar junto com entidades como a de vocês para oferecer as melhores soluções para a cidade”, finalizou.