Lançamento Roberto
Lançamento Roberto

| Pré-campanha
Deputado estadual Pedro Ruas disse que Roberto é um militante "que não dobra a espinha" | Foto: Fernanda Piccolo

Deputado estadual Pedro Ruas disse que Roberto é um militante “que não dobra a espinha” | Foto: Fernanda Piccolo

Presidente do PSOL de Porto Alegre, o dirigente partidário Roberto Robaina teve sua pré-candidatura à Câmara Municipal lançada neste sábado (09/07), na Avenida João Pessoa, 973. O ato político contou com dezenas de fundadores do PSOL que trabalham com Robaina há muitos décadas. Se destaca a presença de brizolistas históricos, como o jornalista Flávio Tavares, o vereador do Rio de Janeiro pelo PSOL, Leonel Brizola Neto, e o deputado estadual Pedro Ruas. A pré-candidata à prefeitura, Luciana Genro, também esteve na atividade

Mais de 200 pessoas compareceram ao evento | Foto: Fernanda Piccolo

Mais de 200 pessoas compareceram ao evento | Foto: Fernanda Piccolo

“Em 1955 fui candidato a vereador de Porto Alegre, com o lema Socialismo e Liberdade, que era a frase, na época, do antigo PSB. Era um tempo de esperança”, disse Flávio Tavares, em referência ao nome do PSOL: Partido Socialismo e Liberdade. Ele considera que “vocês, do PSOL, têm a responsabilidade de restaurar a esquerda brasileira, que foi traída em seus fundamentos e visões”. Ex-preso político da ditadura militar, o jornalista foi um dos coordenadores da comunicação da rede da Legalidade, em 1961, e também trabalhou com Leonel Brizola após a redemocratização.

Emocionado com a presença de Flávio Tavares, Roberto Robaina disse estar consciente da responsabilidade apontada pelo jornalista. “O orgulho que tenho de ter esse apoio e esse carinho é enorme. Queremos governar Porto Alegre para provar que é possível fazer uma mudança absoluta”, disse.

Neto de Leonel Brizola, o vereador do Rio de Janeiro Brizola Neto deixou o PDT e se filiou ao PSOL no final de 2015, em ato celebrado em Porto Alegre. “Eu me sinto honrado de estar neste ato, na cidade onde nasci. Sua pré-candidatura a vereador, Roberto, representa a negação do Brizola a tudo que está aí. O PSOL tem um grande desafio á frente, pois é o único partido com condições de romper com o bipartidarismo entre PT e PSDB”, disse o parlamentar.

O jornalista Flávio Tavares e o vereador do PSOL Rio de Janeiro, Brizola Neto, compareceram ao lançamento da pré-candidatura de Roberto Robaina | Foto: Fernanda Piccolo

O jornalista Flávio Tavares e o vereador do PSOL Rio de Janeiro, Brizola Neto, compareceram ao lançamento da pré-candidatura de Roberto Robaina | Foto: Fernanda Piccolo

Luciana Genro recordou sua história política e pessoal ao lado de Roberto Robaina, que conheceu no colégio Júlio de Castilhos, e com quem tem um filho de 28 anos, o Fernando Genro Robaina. “O Roberto é uma pessoa com uma capacidade de agregação gigantesca. Não conheço nenhum outro dirigente político como ele, que sabe fazer o enfrentamento com firmeza ideológica e também com capacidade de ampliar pelo diálogo, resumiu.

Foi uma atividade muito politizada e representativa. Entre os cerca de 200 presentes estavam lideranças dos movimentos populares de vários bairros, líderes dos trabalhadores rodoviários de várias empresas, a começar pela Carris, da EPTC, municiparios, professores universitários e secundaristas, as representações das aposentadas, dos movimentos Juvenis, num verdadeiro encontro pela construção de uma nova política.