Luciana Genro

Mandato da Verª Fernanda Melchionna inaugura “Nossa Casa” na Cidade Baixa

17 de julho de 2016 16h10

imagem

Como iniciativa do mandato da vereadora Fernanda Melchionna, que, ao final de 2016, completa 8 anos de trajetória política, foi realizada nessa sexta-feira (15), na Cidade Baixa, a inauguração da #NossaCasa. “Queremos que esse espaço seja parte da acumulação social, política e cultural de Porto Alegre. Nosso objetivo é potencializar e conectar as lutas dos municipários, dos professores, dos moradores em situação de rua, dos artistas, dos lutadores do Conselho Regional por Moradia Popular, da juventude, da negritude e das mulheres com a cidade!”, afirmou Fernanda Melchionna.

Fernanda explicou que o espaço será aberto à população e terá uma programação construída coletivamente, através da realização de debates políticos, exposições de arte e fotografia e apresentações musicais. “Queremos dar vida à #NossaCasa com muita arte, cultura e também com muito ativismo para enfrentar a retirada de direitos do nosso povo que luta por moradia digna, por uma saúde de qualidade, por uma educação pública e gratuita e contra a corrupção e o loteamento de cargos públicos que assola a nossa capital”, disse.

DCIM100GOPRO

Além da presença de diversos apoiadores que fazem parte do cotidiano de lutas do mandato, Luciana Genro, pré-candidata do PSOL à prefeitura da capital, e o presidente do PSOL de Porto Alegre, Roberto Robaina, estiveram prestigiando a atividade. A inauguração também foi marcada pela comemoração do resultado da primeira pesquisa de intenção de votos à Prefeitura da capital, apontando Luciana Genro em primeiro lugar em todos os cenários.

“A construção coletiva e a defesa incansável dos direitos do povo são a marca da vida política da vereadora Fernanda Melchionna”, enfatizou Luciana Genro, ao parabenizar a idealização do espaço como parte das atividades do mandato. “Ter essa casa aqui no coração da Cidade Baixa é muito importante para as lutas do PSOL e de Porto Alegre”, afirmou Luciana.
imagem
A construção de uma casa coletiva se dá em um bairro que é patrimônio histórico da capital dada a sua diversidade cultural e pluralidade artística. A Cidade Baixa também foi e segue sendo palco de muitas lutas travadas pelo mandato da vereadora Fernanda Melchionna, por exemplo, a Caminhada Cultural, realizada em 2011, que barrou a tentativa da prefeitura de decretar o fim do bairro como um espaço de lazer, cultura e boemia da capital, e a mobilização contra a minuta do decreto que quer cobrar pelo uso dos espaços públicos em Porto Alegre, organizada, em junho, pelos artistas de rua e da cultura.
imagem
“#NossaCasa terá o colorido das ocupações de escolas, das lutas feministas, das ocupações de terra, dos artistas, dos escritores e faremos dela, nesse momento, uma trincheira de esperança e luta para compartilhar a mudança em Porto Alegre!”, finalizou Fernanda.

Veja as fotos da inauguração!