imagem
imagem

| Democracia

imagem

Como iniciativa do mandato da vereadora Fernanda Melchionna, que, ao final de 2016, completa 8 anos de trajetória política, foi realizada nessa sexta-feira (15), na Cidade Baixa, a inauguração da #NossaCasa. “Queremos que esse espaço seja parte da acumulação social, política e cultural de Porto Alegre. Nosso objetivo é potencializar e conectar as lutas dos municipários, dos professores, dos moradores em situação de rua, dos artistas, dos lutadores do Conselho Regional por Moradia Popular, da juventude, da negritude e das mulheres com a cidade!”, afirmou Fernanda Melchionna.

Fernanda explicou que o espaço será aberto à população e terá uma programação construída coletivamente, através da realização de debates políticos, exposições de arte e fotografia e apresentações musicais. “Queremos dar vida à #NossaCasa com muita arte, cultura e também com muito ativismo para enfrentar a retirada de direitos do nosso povo que luta por moradia digna, por uma saúde de qualidade, por uma educação pública e gratuita e contra a corrupção e o loteamento de cargos públicos que assola a nossa capital”, disse.

DCIM100GOPRO

Além da presença de diversos apoiadores que fazem parte do cotidiano de lutas do mandato, Luciana Genro, pré-candidata do PSOL à prefeitura da capital, e o presidente do PSOL de Porto Alegre, Roberto Robaina, estiveram prestigiando a atividade. A inauguração também foi marcada pela comemoração do resultado da primeira pesquisa de intenção de votos à Prefeitura da capital, apontando Luciana Genro em primeiro lugar em todos os cenários.

“A construção coletiva e a defesa incansável dos direitos do povo são a marca da vida política da vereadora Fernanda Melchionna”, enfatizou Luciana Genro, ao parabenizar a idealização do espaço como parte das atividades do mandato. “Ter essa casa aqui no coração da Cidade Baixa é muito importante para as lutas do PSOL e de Porto Alegre”, afirmou Luciana.
imagem
A construção de uma casa coletiva se dá em um bairro que é patrimônio histórico da capital dada a sua diversidade cultural e pluralidade artística. A Cidade Baixa também foi e segue sendo palco de muitas lutas travadas pelo mandato da vereadora Fernanda Melchionna, por exemplo, a Caminhada Cultural, realizada em 2011, que barrou a tentativa da prefeitura de decretar o fim do bairro como um espaço de lazer, cultura e boemia da capital, e a mobilização contra a minuta do decreto que quer cobrar pelo uso dos espaços públicos em Porto Alegre, organizada, em junho, pelos artistas de rua e da cultura.
imagem
“#NossaCasa terá o colorido das ocupações de escolas, das lutas feministas, das ocupações de terra, dos artistas, dos escritores e faremos dela, nesse momento, uma trincheira de esperança e luta para compartilhar a mudança em Porto Alegre!”, finalizou Fernanda.

Veja as fotos da inauguração!