Porto Alegre Cidade Democrática
Porto Alegre Cidade Democrática

| Imprensa | Notícias
Luciana Genro foi convidada a participar de evento que tem entre seus organizadores a prefeitura de Madrid

Luciana Genro foi convidada a participar de evento que tem entre seus organizadores a prefeitura de Madrid

Por Redação #Equipe50

Luciana Genro participará da conferência internacional “Cidades Democráticas”, no dia 28 de maio, em Madrid. O evento tem entre seus organizadores a Prefeitura de Madrid, governada por uma plataforma cidadã e democrática, a aliança #AhoraMadrid, liderada pela prefeita Manuela Carmena, com participação do Podemos – novo partido da esquerda anticapitalista espanhola, originado das manifestações dos indignados do #15M. Manuela Carmena também será uma das conferencistas do evento.

Luciana Genro foi convidada para falar sobre a plataforma Compartilhe a Mudança, um esforço colaborativo de construção de um programa de governo para Porto Alegre, que articula a participação digital e encontros presenciais com a cidadania para debater alternativas aos problemas da cidade.

Ela será uma das palestrantes do painel “Construindo uma rede de cidades da mudança: a nova democracia institucional e o poder constituinte dos cidadãos”, juntamente com especialistas e autoridades municipais da Finlândia, Espanha, Holanda e Estônia.

Durante sua passagem pela capital espanhola, que começará na terça-feira, dia 24, Luciana Genro conhecerá as iniciativas da Secretaria de Participação Cidadã, Transparência e Governo Aberto de Madrid, comandada pelo hacker e ativista Pablo Soto, e assistirá à conferência de Manuela Carmena sobre “Empoderamento das cidades e novos formatos democráticos”, no dia 27 de maio.

“Foi com muita satisfação e responsabilidade que aceitei o convite para participar do evento Cidades Democráticas. É das cidades espanholas que sopram os ventos de uma mudança imparável, pretendo absorver essa experiência e propor soluções inovadoras e participativas para transformar também Porto Alegre em uma referência democrática, como há muito tempo já foi”, disse Luciana Genro.

A plataforma Compartilhe a Mudança fará a transmissão online de todas as atividades da conferência através de sua página no Facebook e também está organizando a cobertura colaborativa do evento.

Sobre o evento “Cidades Democráticas”

A cidade de Madrid será, entre os dias 23 e 28 de maio, a capital mundial da participação cidadã e tecnológica. O projeto D-CENT, a Prefeitura de Madri, o Medialab-Prado e o Museo Reina Sofía organizaram o evento “Cidades Democráticas”, com uma programação intensa de uma semana de discussões sobre participação popular, tecnologias cidadãs e articulação social.

Do Brasil, participam da programação Luciana Genro, pré-candidata a prefeita de Porto Alegre e idealizadora da plataforma Compartilhe a Mudança; David Miranda, impulsionador do Tratado Snowden e da Casa da Juventude; Sergio Amadeu, professor da UFABC e ativista do software livre; e Raquel Rolnik, professora da USP e especialista em política habitacional.

Somam-se ao debate Manuela Carmena, Prefeita de Madri; Julian Assange do WikiLeaks; Francesca Bria do D-CENT; Pablo Soto, hacker Secretário de Participação Social de Madri; Javier Toret, pesquisador e ativista da plataforma #BarcelonaEnComú, que governa Barcelona com a prefeita Ada Colau; dentre outros ativistas, pesquisadores e autoridades.

Saiba mais sobre o evento em: http://ciudades-democraticas.cc/