Luciana Genro

Luciana Genro se reúne com Luiza Erundina para falar sobre radicalização da democracia

22 de janeiro de 2016 11h31
Luciana Genro e Roberto Robaina se reuniram com Luiza Erundina e lideranças do Raiz Movimento Cidadanista | Foto: Adria Meira

Luciana Genro e Roberto Robaina se reuniram com Luiza Erundina e lideranças do Raiz Movimento Cidadanista | Foto: Adria Meira

Redação #Equipe50

Luciana Genro se reuniu na manhã desta sexta-feira em Porto Alegre com a deputada federal Luiza Erundina, que está liderando a criação de um novo partido político de esquerda, o Raiz Movimento Cidadanista. As duas se encontraram para falar sobre a experiência de governo de Erundina, que foi a primeira mulher a comandar a prefeitura de São Paulo (1989-1993), e as possibilidades de se radicalizar a democracia em administrações municipais. O dirigente nacional do PSOL e coordenador da Bancada do partido na Assembleia Legislativa, Roberto Robaina, também participou do encontro, assim como Marcelo Soares, coordenador nacional da Raiz, e de Carlos D’Elia, integrante do partido-movimento no Estado.

“Quem vem de um partido de esquerda, com uma vocação socialista, precisa marcar sua presença no Estado capitalista, que defende os interesses de classe, através da gestão. A gestão precisa ser de fato democrática, isso supõe dividir o poder com o povo de forma organizada, através de mecanismos de participação e discussão dos principais projetos da cidade e do orçamento municipal”, disse Erundina.

A deputada está em Porto Alegre para participar do ato de fundação do Raiz no Rio Grande do Sul, que ocorrerá às 19h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, e contará com a presença de Luciana Genro. O coordenador do Raiz no Estado, Marcelo Soares, já anunciou que o partido apoiará o PSOL na eleição em Porto Alegre e que terá, inclusive, um candidato a vereador, democraticamente filiado no PSOL enquanto o Raiz busca sua legalização.

“A Erundina é uma referência para a esquerda combativa, seja no Congresso, seja em uma administração municipal. O pioneirismo e a disposição dela em seguir lutando, em não se acomodar e em criar um novo partido são admiráveis. Temos muito a aprender com a sua experiência e vemos com muita alegria o surgimento do Raiz”, disse Luciana.