Luciana Genro

Todo apoio à ocupação Lanceiros Negros em Porto Alegre

17 de novembro de 2015 15h27
Cerca de 100 famílias deram início à ocupação de prédio abandonado há 12 anos no Centro de Porto Alegre | Foto: Guilherme Santos/Sul21

Cerca de 100 famílias deram início à ocupação de prédio abandonado há 12 anos no Centro de Porto Alegre | Foto: Guilherme Santos/Sul21

Por Redação #Equipe50

Na manhã de sábado (14/11) o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) inaugurou sua primeira ocupação urbana em Porto Alegre. Cerca de 100 famílias deram início à Ocupação Lanceiros Negros, localizada na esquina das ruas General Câmara e Andrade Neves, no Centro da capital gaúcha.

O prédio era a antiga sede do Ministério Público Estadual e estava totalmente desocupado há 12 anos. De acordo com o censo demográfico de 2010 do IBGE, Porto Alegre possui 48,9 mil domicílios vagos. Diante deste cenário, o número de ocupações urbanas na cidade só aumenta, fruto da ausência de uma política urbana que dê moradia digna ao povo.

O Fórum das Ocupações Urbanas já vinha promovendo a ocupação de terrenos na cidade, onde famílias, de forma coletiva e organizada, construíam suas casas e alimentavam a esperança de ter um teto. Agora, Porto Alegre ganha um novo ator nas lutas por moradia digna: o MLB. “Todo apoio à luta pela moradia! A ocupação Lanceiros Negros denuncia o descaso com a população da periferia, que sofre com a falta de moradia digna e de serviços públicos de qualidade”, disse Luciana Genro.