Chico Alencar em Porto Alegre
Chico Alencar em Porto Alegre

| Imprensa | Notícias

Redação #Equipe50

Foto: Divulgação/PSOL

Chico Alencar recebeu a Medalha da 54ª Legislatura da Assembleia Legislativa | Foto: Divulgação/PSOL

O deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ) recebeu, na tarde desta segunda-feira, a Medalha da 54ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A iniciativa partiu do mandato do deputado estadual Pedro Ruas, do PSOL gaúcho, em virtude da luta que Chico e os parlamentares do partido travam no Congresso contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A solenidade de entrega da medalha ocorreu às 15h30, no Salão Júlio de Castilhos, em Porto Alegre.

“Essa medalha é para a bancada aguerrida do PSOL. Somos 5 em 513. É também para toda militância de esquerda que sonha e que não perdeu a dimensão da utopia”, disse Chico Alencar.

Foto: Divulgação/PSOL

Luciana Genro, Pedro Ruas, Roberto Robaina e Chico Alencar visitaram ocupação Lanceiros Negros | Foto: Divulgação/PSOL

Para Luciana Genro, Chico Alencar representa um mandato “socialista e revolucionário” que não se rendeu ao corporativismo do Congresso. “O Parlamento sempre procura proteger os seus, como estamos vendo acontecer com o Cunha. As instituições estão organizadas para proteger os corruptos e assegurar a continuidade dos esquemas de corrupção”, criticou.

Pedro Ruas destacou que a medalha a Chico Alencar foi aprovada de forma unânime por todos os partidos com representação na Assembleia Legislativa. “Isso dá a dimensão do que representa o nome do Chico no cenário nacional em termos políticos e sociais. Se não fosse por ele, sequer processo disciplinar contra o Cunha haveria no Congresso”, afirmou.

Foto: Divulgação/PSOL

No início da tarde, Chico Alencar, Luciana Genro, Roberto Robaina e Pedro Ruas particuparam do programa Esfera Pública, na Rádio Guaíba | Foto: Divulgação/PSOL

A entrega da medalha a Chico Alencar contou com a presença dos vereadores do PSOL em Porto Alegre, Fernanda Melcionna e Prof. Alex Fraga, além do dirigente nacional do partido, Roberto Robaina. Também esteve presente o deputado federal e ex-prefeito de Porto Alegre, José Fogaça (PMDB).

A agenda de Chico Alencar na Capital gaúcha incluiu ainda uma reunião com trabalhadores do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) – hospital federal que realiza o maior atendimento pelo SUS no Estado – e um encontro com moradores da Ocupação Lanceiros Negros, no Centro de Porto Alegre.


Confira a fala de Luciana Genro durante a cerimônia de entrega da Medalha da 54ª Legislatura a Chico Alencar