Pedro Ruas Lançamento da Frente Parlamentar pela Suspensão do Pagamento da Dívida do Estado com a União
Pedro Ruas Lançamento da Frente Parlamentar pela Suspensão do Pagamento da Dívida do Estado com a União

| Imprensa | Notícias

Por Redação #Equipe50

Foto: Divulgação/PSOL

Deputado Pedro Ruas (PSOL) é o proponente da criação da Frente Parlamentar e presidirá seus trabalhos | Foto: Divulgação/PSOL

A Assembleia Legislativa instalou na tarde desta segunda-feira (17/08) a Frente Parlamentar pela Suspensão do Pagamento da Dívida do Estado com a União, que será presidida pelo deputado Pedro Ruas (PSOL), proponente da medida. A suspensão pretendida é pelo período de seis meses, quando então deverá ser realizada uma auditoria séria e isenta, com a finalidade esclarecer, com exatidão, como foi composta a dívida com a União, bem como o que a integra, seus juros e demais encargos.

O ato de lançamento da Frente contou com a presença de autoridades como o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Cezar Miola. Durante o evento, a ex-candidata do PSOL à Presidência da República, Luciana Genro, recordou que a auditoria e suspensão do pagamento da dívida do Estado com a União é uma bandeira história e central do partido. “Em todas as campanhas ao governo do Estado, nossos candidatos defenderam de forma enérgica a suspensão da dívida do Estado com a União, que não para de aumentar, embora o governo nunca deixe de pagar”, disse.


Confira o vídeo com o pronunciamento de Luciana Genro durante a instalação da Frente.

Para Luciana, é preciso construir uma ampla mobilização estadual para exigir do governo federal o fim do bloqueio dos recursos financeiros do Rio Grande do Sul, aplicado pela União no caso de não pagamento das parcelas da dívida. “É preciso unir o Rio Grande numa grande mobilização para exigir do governo federal que não mais bloqueie os recursos do Estado. E o governo Sartori não pode fazer os servidores públicos e o povo pagarem a conta desta crise, que foi produzia pelas elites políticas e econômicas.”