Ocupa Estelita
Ocupa Estelita

| Imprensa | Notícias

Por Redação #Equipe50

Ocupa Estelita

Foto: Divulgação

A semana marca a retomada do ataque ao Cais José Estelita em Recife. Além do absurdo do projeto previsto para área, que consolida um modelo excludente, elitista e segregador de cidade, que usa o que já foi, e ainda deveria ser, patrimônio público para garantir o lucro de empreiteiras e construturas, sempre envolvidas em ações criminosas contra o Estado e o meio ambiente, os últimos atos foram de desrespeito à, insuficiente, legislação urbanista e tramites legais necessários para aprovação e inicio da construção do empreendimento na área.

O projeto ainda não se iniciou devido à mobilização. O ‪#‎ocupeestelita‬, que tem mobilizado a partir de Recife a defesa da cidade, consolidou-se em movimento de referência sobre Direito às cidades e disputa de que modelo de fato atende as necessidades da população, respeita o meio ambiente e preserva o patrimônio urbanístico e histórico dos centros urbanos.
A Câmara de Vereadores de Recife, com portas fechadas, cercada pela Policia Militar e com o Choque dispersando ativista que se encontravam diante da Câmara, aprovou de surpresa, sem a leitura do projeto e conhecimento prévio de que estaria na pauta, o plano urbanístico elaborado pela prefeitura que permite a construção no cais, em minutos, e estando em São Paulo, o Prefeito Geraldo Julio – PSB sancionou a distância o plano aprovado irregularmente.

As empreiteiras e construtoras envolvidas são grandes financiadoras das campanhas e do partido do Prefeito de Recife e do Governador de Pernambuco, o PSB, o fato demonstra a necessidade do fim do financiamento privado das campanhas e de um verdadeira reforma politica, que não mais permita a captura do poder público para execução direta dos interesses privados.
Hoje, às 16 horas, os que resistem e lutam contra esse projeto irão às ruas no Recife, não estarei presente, mas juntos com milhares em todo o Brasil estarei nas redes lutando por outro modelo de cidade ‪#‎ResisteEstelita‬!