Luciana Genro lança Programa de Governo em São Paulo
Luciana Genro lança Programa de Governo em São Paulo

| Imprensa | Notícias

Por Redação #Equipe50

A candidata do PSOL à Presidência da República, Luciana Genro, oficializará o lançamento de seu Programa de Governo nesta terça-feira (23), em São Paulo. O evento será às 16h no Hotel São Paulo Inn, no centro de capital paulista. O documento será apresentado pela própria candidata, Luciana Genro, pelo coordenador Geral da Campanha, Luiz Araújo, e pelo coordenador de Programa de Governo, Mauricio Costa. O professor da USP, Vladimir Safatle, também estará presente.

Até o momento nem Dilma Rousseff (PT) nem Aécio Neves (PSDB) dão sinal de quando tornarão público seus planos de governo. O programa de Marina Silva (PSB), publicado há algumas semanas, foi modificado 24 horas depois, após pressão de representantes da ala mais reacionária da política, como o pastor Silas Malafaia. O texto, que inicialmente apoiava propostas em defesa do casamento civil igualitário foi substituído por propostas genéricas em defesa dos direitos humanos.

O Programa de Governo de Luciana Genro foi construído por movimentos sociais, intelectuais, setoriais do PSOL e diversos segmentos da sociedade civil. Seminários programáticos organizados pela Fundação Lauro Campos, coordenados por Luciana Genro e pela dirigente partidária e ex-deputada federal, Maninha, foram o ponto de partida. Os encontros realizados em dez cidades brasileiras, contaram com nomes como Lucio Gregori, especialista em mobilidade urbana.

O PSOL também colheu apoios da sociedade via internet, através da Plataforma 50, que recebeu quase 200 contribuições de cidadãos de todo o Brasil. O mandato do deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) apresentou contribuições substanciais no tema da Educação. As propostas para a população LGBT tiveram contribuições do deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ). O Greenpeace colaborou nos programas de mobilidade urbana e meio ambiente. Para o eixo de habitação, Luciana incorporou bandeiras do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto). Já o programa de reforma política foi construído a partir de propostas do deputado Chico Alencar (PSOL- RJ), da Coalizão Democrática por Eleições Limpas e da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma Política.

Entre Elas

Depois do lançamento do Programa de Governo, Luciana tem encontro marcado com artistas, intelectuais e blogueiras feministas. Será realizado no Espaço Cult o Entre Elas: o protagonismo das mulheres em pauta. Desde o começo da campanha, a presidenciável do PSOL tem defendido a igualdade salarial entre homens e mulheres, o aumento de vagas em creches, a descriminalização do aborto, o parto humanizado, o direito das LGBTs (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transgêneros e transexuais) e a autonomia das mulheres, todas pautas históricas dos movimentos sociais feministas. Entre as convidadas que já confirmaram presença, estão a cantora e compositora, Marina Lima, a filósofa Marcia Tiburi e a escritora Clara Averbuck. O objetivo do encontro é dar destaque à pauta feminista e à defesa do protagonismo das mulheres na política.

Mais informações

Lançamento do Programa de Governo da candidatura de Luciana Genro
Data: 23/09/2014
Horário: 16h
Local: Hotel São Paulo Inn – Largo Santa Ifigênia, 44, Centro, São Paulo

Entre Elas: Uma conversa com Luciana Genro
Data: 23/09/2014
Horário: 18h30
Local: Espaço Revista Cult – Rua Aspicuelta, 99, Vila Madalena, São Paulo