ALysson-Mascaro-31-08-2011
ALysson-Mascaro-31-08-2011

| Imprensa | Notícias

Por Redação #Equipe50

Crédito: O Regional

Crédito: O Regional

Na próxima quinta-feira (18), o jurista Alysson Mascaro, um dos grandes nomes da filosofia do direito no Brasil, entregará uma carta de apoio à candidata do PSOL à Presidência da República, Luciana Genro, na sede do partido em São Paulo. Mascaro é professor da USP e orientador de Luciana no mestrado em Filosofia do Direito que ela cursa na universidade.

“A candidatura de Luciana Genro representa uma oportunidade ímpar para o Brasil poder discutir os horizontes maiores de sua vida social. A esta especial líder popular, de quem sou orientador nas suas pesquisas na USP, dedico a “Carta sobre o Socialismo”, que será dada a lume no evento desta quinta-feira, justamente por ocasião da candidatura de Luciana Genro à Presidência do Brasil”, disse o professor.

Além de Mascaro, outros renomados juristas que também apoiam a candidatura participarão da atividade como convidados, como é o caso de Jonathan Erkert, que também falou a respeito da carta em apoio a Luciana Genro. “O texto do professor Alysson Mascaro endereçado à candidata Luciana Genro representa a mais alta reflexão teórica de esquerda sobre a análise do Estado e de suas ligações com o capitalismo. Assim, esse documento representa um texto único que se une a um momento único da política contemporânea. Une o que há de mais avançado na teoria com a mais avançada proposta dos candidatos ao cargo”, afirma.

Quem também fez questão de falar sobre a parceria foi o jurista Camilo Onoda Caldas, autor da obra “O Estado”. “‘Carta sobre o socialismo’ para a candidata Luciana Genro é um marco histórico na luta política pela construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A política tem sido dominada por uma pauta conservadora e qualquer debate fora dos quadrantes estritos do capitalismo tem sido bloqueado. Parte da esquerda, ao mesmo tempo, abdica sistematicamente do enfrentamento dessas forças reacionárias e da defesa intransigente dos interesses da classe trabalhadora. A candidata Luciana Genro deixa uma marca na história do Brasil, ao pugnar por aquilo que Alysson definiu como a “Utopia Concreta”: a oposição radical às próprias possibilidades limitadas que nos são oferecidas pela realidade do presente e a criação das bases necessárias para fazer florescer o que hoje nos parece (e de certo modo é) impossível”, declarou.

Já o jurista Pedro Davoglio afirma que a atitude do professor Alysson representa uma aposta no futuro com o qual apenas a candidatura de Luciana Genro pode se comprometer.  Segundo ele, a importância do apoio à candidata reside na “articulação que faz entre os debates do  novo marxismo, a conjuntura atual e o campo político que se ergue em torno do PSOL, reforçando a atualidade absoluta do comunismo e as principais vias da sua imprescindível renovação teórica e prática.” 

Informações

Entrega da “Carta sobre o socialismo” para Luciana Genro
Local: Sede do PSOL em São Paulo – Rua Doutor José de Queirós Aranha, 342 – Vila Mariana
Data: 18/09/2014 às 12h30