lg
lg

| Imprensa | Notícias

Por Rodolfo Mohr, coordenador de Comunicação da Campanha Luciana Genro Presidenta

Luciana Genro no debate / TV Bandeirantes

Luciana Genro no debate / TV Bandeirantes

O primeiro debate presidencial dessas eleições foi bastante revelador. Mesmo longo e prejudicado por um formato que permitiu aos candidatos prediletos da grande mídia falarem mais, mostrou ao Brasil a presença marcante de Luciana Genro. A presidenciável do PSOL estreou em debates presidenciais com louvor, mostrando ao eleitorado uma candidatura de alto nível.

Luciana Genro apresentou propostas para a economia, combate à inflação, política macroeconômica, reforma agrária, demarcação das terras indígenas, descriminalização da maconha, aborto, combate à homofobia e transfobia, taxação das grandes fortunas e avançou na caracterização do que representa as três principais candidaturas.

A candidata do PSOL protagonizou dois embates diretos com Marina e um com Dilma. Nas três ocasiões, apontou as contradições de suas propostas. O estilo preparado e direto de Luciana Genro no debate lhe rendeu estar entre as candidaturas mais mencionadas na Internet.

Os números de Luciana Genro são muito expressivos nas redes sociais. Das 22h às 2h, o nome Luciana Genro e a hashtag #LucianaNaBand foram mencionados cerca de 70 mil vezes no Twitter e estiveram entre os 10 assuntos mais comentados do Brasil (trending topics) na rede de microblog. Após a apresentação dos candidatos no primeiro bloco, Luciana chegou a ser o quinto assunto mais comentado do mundo. No Facebook, Luciana Genro foi a segunda candidata mais curtida: até 12 horas depois do debate, ela obteve 7.835 likes (um crescimento de mais de 10%).

Isso demonstra o crime que representa a cobertura parcial da eleição feita pelos grandes veículos de comunicação. A repercussão da nossa candidatura e das nossas ideias encontra muito mais espaço nas redes sociais do que na TV e nos principais jornais, que só divulgam os candidatos do sistema.

O projeto de mudanças efetivas, conectado às bandeiras de junho de 2013, está presente na campanha de Luciana Genro. Para milhões, a boa surpresa no debate foi Luciana Genro. Diante da indefinição completa no cenário eleitoral, nossa aposta é no fortalecimento da mobilização, nas ruas e nas redes, rumo à consolidação política e eleitoral da esquerda radical.