Luciana Genro

A atuação de Marcelo Freixo ganhou protagonismo no Filme Tropa de Elite 2

20 de maio de 2011 06h07

Debate com Deputado Estadual  Marcelo Freixo PSOL / RJ sobre Segurança Pública e Diretos Humanos

O Deputado Estadual do Rio de Janeiro Marcelo Freixo estará em Porto Alegre, dia 20 de maio, para receber da Câmara Municipal a Comenda Porto Sol e debater segurança pública e direitos humanos. A homenagem da Câmara reconhece o trabalho que Freixo vem realizando no Rio de Janeiro, principalmente nas comunidades da periferia, combatendo a presença de milícias armadas. Trabalho que inclusive inspirou a criação do personagem Diogo Fraga do filme Tropa de Elite 2.

Marcelo Freixo nasceu em Niterói, em 12 de abril de 1963. É professor de História e milita há vinte anos pelos direitos humanos. Em 2007, assumiu o primeiro mandato na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro. Já no primeiro ano como deputado estadual, protocolou um pedido de abertura Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a ação das milícias no Rio.

Em 2008, a CPI foi instaurada sob a presidência de Freixo. Após 5 meses de investigações foram identificadas 1.113 pessoas ligadas às milícias, sendo que 225 envolvidos foram indiciados e em torno de 500 pessoas, entre parlamentares e policiais militares e civis, foram presas. A Comissão também apresentou 58 medidas concretas para acabar com esse tipo de máfia.

Nas eleições de 2010, por conta das diversas ameaças de morte feitas por milicianos, o Deputado Marcelo Freixo precisou fazer sua campanha cercado por seguranças. Por conta do seu trabalho sério, Freixo foi reeleito pelo PSOL com 177.253 votos, tendo sido o segundo candidato mais votado daquele ano. Em seu segundo mandato, Marcelo Freixo preside da CPI das Armas, que investiga o tráfico de armas, munições e explosivos no estado do Rio de Janeiro, além de policiais que estariam envolvidos na venda de drogas e armas.

Antes de se eleger deputado estadual, Freixo trabalhou como pesquisador da ONG Justiça Global. De 1993 a 1995, foi diretor do Sindicato dos Professores (SINPRO) de São Gonçalo e Niterói. Participou como voluntário no projeto de prevenção ao HIV – AIDS nas prisões do estado durante os anos de 1995 e 1996. Em quase 20 anos de trajetória, coordenou projetos educativos no sistema penitenciário. De 2001 a 2004, presidiu o Conselho da Comunidade da Comarca do Rio de Janeiro, onde exerceu papel fiscalizador dos Direitos Humanos nas carceragens e presídios do estado. Nestas gestões, legitimadas pelo voto direto, o conselho se transformou em uma importante fonte de denúncias contra as arbitrariedades do governo do Rio de Janeiro.

Tropa de Elite 2

A atuação de Marcelo Freixo como militante dos direitos humanos e deputado estadual ganhou protagonismo no Filme Tropa de Elite 2. O personagem Diogo Fraga, interpretado pelo ator Irandhir Santos, foi inspirado no trabalho de Marcelo Freixo.
Tropa de Elite 2 foi assistido por mais de 10 milhões de pessoas, batendo todos os recordes do cinema nacional. A pedido do próprio Marcelo Freixo, o filme entrou em cartaz após o término das eleições de 2010. Tropa de Elite 2 está concorrendo ao título de melhor filme brasileiro de 2009.

Último Artigo do Marcelo Freixo publicado no Jornal O Globo:
http://www.clipnaweb.com.br/alerj/consulta/materia.asp?mat=297312&cliente=alerj

Agenda
Recebimento da Comenda Porto Sol
Dia 20, às 15h
Câmara Municipal de Porto Alegre
Endereço: Loureiro da Silva, 255

Debate sobre Segurança Pública e Diretos Humanos
Dia, 20 às 18h30
Faculdade de Educação da UFRGS
Endereço: Av. Paulo da Gama, s.n., sala 101