Rosane de Oliveira, Zero Hora, 18 de dezembro de 2010
Rosane de Oliveira, Zero Hora, 18 de dezembro de 2010

| Saiu na Imprensa

Juliana Brizola pode deixar PDT
Deputada estadual mais votada do PDT em outubro, a vereadora Juliana Brizola estuda a possibilidade de deixar o partido que o avô Leonel Brizola fundou e migrar para o PSOL.

O repórter Paulo Germano apurou que Juliana já procurou o presidente do TRE, desembargador Luiz Felipe Difini, para fazer uma consulta informal sobre o risco de perder o mandato se trocar de partido.

Um parlamentar só pode trocar de partido sem perder a cadeira se provar à Justiça Eleitoral que está sendo vítima de perseguição ou que o partido mudou e está descumprindo o próprio programa.

Crise na relação com os colegas
Juliana Brizola está desconfortável no PDT desde a briga que protagonizou no plenário da Câmara com o vereador Mauro Zacher, depois que vieram a público denúncias de irregularidades na Secretaria da Juventude, até então comandada pelo marido dela, Alexandre Rambo. Em meio à crise, Rambo foi demitido pelo prefeito José Fortunati.

A vereadora pediu a abertura de uma CPI para investigar a secretaria, mas a base do governo se mobilizou e o pedido foi rejeitado pela Procuradoria da Câmara.

O que incomodou Juliana foi o fato de outro requerimento semelhante, de autoria do vereador Luiz Braz (PSDB), ter sido aceito.

_____

Rejeitada pelos colegas do PDT, Juliana Brizola encontrou apoio nos vereadores Pedro Ruas e Fernanda Melchionna, que agora tentam levá-la para o PSOL.

_____

Nesta legislatura, dois deputados perderam o mandato por mudar de partido: José Sperotto, que trocou o DEM pelo PTB, e Coffy Rodrigues, suplente do PDT que migrou para o PSDB e assumiu a cadeira de Rossano Gonçalves, prefeito de São Gabriel.