Mutuários do Procred pedem renegociação da dívida
Mutuários do Procred pedem renegociação da dívida

| Notícias

Fernanda e João foram recebidos pelos deputados estaduais (Letícia Heinzelmann)

A pedido da deputada federal Luciana Genro, a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul recebeu nesta terça-feira, 5, mutuários do Procred. Os ex-estudantes de ensino superior devedores do sistema de crédito educativo foram acompanhados da vereadora Fernanda Melchionna, que representou Luciana, em atividade parlamentar em Brasília.

Ao presidente da comissão, deputado Mano Changes, o mutuário João Rodrigues denunciou o governo do Estado por transformar o saldo devedor dos alunos em dívida fiscal. “Estão executando dívidas sem deixar qualquer margem de negociação”, disse emocionado, ao solicitar apoio dos parlamentares à causa. Algumas mensalidades chegam a comprometer 80% da renda dos devedores, e muitos já tiveram bens confiscados.

Fernanda explicou que o PSOL buscou o apoio da AL para estender o prazo de negociação das dívidas – que terminaria no próximo dia 20 – e suspender a execução de bens dos mutuários. Autora da lei original que previa a renegociação das dívidas – duramente alterada pela governadora Yeda Crusius -, a deputada Marisa Formolo se colocou à disposição dos mutuários para auxiliar na busca da ampliação do prazo para 180 dias. O presidente da comissão também se solidarizou com a causa e propôs uma audiência pública, com a participação do Executivo, sobre o tema.