Noite de vitórias na Câmara!
Noite de vitórias na Câmara!

| Blog da Luciana

A primeira vitória da noite de ontem foi a aprovação  do reajuste de 7,7% aos aposentados, um pouco acima do que o governo desejava. Nossa posição foi votar sempre pelo reajuste maior, por isso votamos também a favor da emenda que propunha o reajuste 8,77%, que acabou derrotada. Mas o critério que defendemos foi o fim da desvinculação do reajuste das aposentadorias com o salário mínimo. Essa desvinculação foi feita por FHC e mantida por Lula, e acaba causando um arrocho nos aposentados.

Mas  a maior vitória foi o fim do fator previdenciário! Aqui, cada um mostrou a sua cara. O PSDB foi coerente, pois foi FHC quem criou o fator, e eles seguiram defendendo este mecanismo perverso. Já o PT, foi contra quando era oposição, e agora o líder encaminhou a favor da manutenção do fator. Alguns deputados do PT acabaram votando contra a orientação do líder, mas vários fugiram, simplesmente não pareceram no plenário para votar. Alguns até voltaram depois, para votar o ficha limpa. Confiram como votou, e como não votou, cada um.

A aprovação do texto base do ficha limpa também foi uma vitória importante. Mas ainda há um caminho a percorrer, pois há vários destaques a serem votados, inclusive um do PSOL que suprime o efeito suspensivo,incluído pelo Relator José Eduardo Cardozo,  que permite que os condenados em segunda instância recorram e possam obter o efeito suspensivo para concorrer.