Zero Hora, 15 de junho de 2009
Zero Hora, 15 de junho de 2009

| Saiu na Imprensa

CRISE NO PIRATINI

Em busca das 20 mil assinaturas

Marcelo Alves, Divulgação

Marcelo Alves, Divulgação

Num dia ensolarado em pleno feriadão, deputados de PT e PC do B montaram ontem uma banca de coleta de apoios à CPI da Corrupção, no Brique da Redenção. O objetivo é conseguir pelo menos 20 mil assinaturas de gaúchos num abaixo-assinado para pressionar parlamentares contrários à comissão a assinarem o requerimento que cria a CPI na Assembleia Legislativa.

No domingo, coube a Raul Pont, Stela Farias, ambos do PT, e a Raul Carrion (PC do B) conversar com porto-alegrenses no tradicional ponto de encontro de quem mora na Capital. Militantes, sindicalistas e servidores também participaram da mobilização. Os vereadores Pedro Ruas e Fernanda Melchionna, do PSOL (na foto), também assinaram o requerimento.

A oposição tem desde a semana passada coletado assinaturas e gravado vídeos de cidadãos que mandam recados ao Legislativo.

ROSANE DE OLIVEIRA

Sem trégua

A campanha que a Central Única dos Trabalhadores está veiculando em rádio e TV desde sexta-feira, defendendo a criação de CPI na Assembleia Legislativa, é um dos mais pesados ataques já desferidos contra o governo de Yeda Crusius. Com depoimentos de pessoas aparentemente comuns levantando suspeitas contra o governo, a CUT tenta convencer os deputados que ainda não assinaram o requerimento de criação da CPI a aderirem à proposta.

Na primeira fase da campanha criada pela agência D-3 foram investidos R$ 80 mil, segundo o presidente da CUT, Celso Woyciechowski. O custo da veiculação é dividido com federações de trabalhadores filiadas à central sindical. As inserções na TV terminam nesta segunda-feira, mas as de rádio continuam. Hoje também está sendo publicado a pedido nos jornais.

A próxima etapa da campanha vai depender dos desdobramentos políticos. Enquanto a CUT investe na campanha publicitária, o PT segue coletando assinaturas de eleitores, num esforço para tentar convencer os deputados pela pressão popular. A deputada Stela Farias acredita que em quatro horas foram recolhidas ontem pelo menos mil assinaturas no Brique da Redenção.

Em outra frente, o PSOL defende o impeachment da governadora, embora sem provas da existência de crime de responsabilidade, que justificaria o afastamento. A grande aposta do partido de Luciana Genro é o Ministério Público Federal, que deve apresentar até o final do mês as conclusões das investigações que continuou fazendo depois de denunciar à Justiça Federal os envolvidos na fraude do Detran.