| LGBT | Notícias | Saúde

Ao som de leques batendo e com a cidade colorida pelas cores do arco-íris, Lajeado recebeu cerca de 3 mil pessoas na 5ª Parada Livre do município, realizada no último domingo (9). A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) esteve presente no evento que trouxe como tema “Orgulho que Move o Mundo: Trabalho, Dignidade e Diversidade!”, celebrando a visibilidade e o respeito à comunidade LGBTQIAPN+.

Ovacionada pelo público presente, a parlamentar reforçou a sua trajetória em defesa da comunidade, lembrando ter sido a primeira candidata a levar a pauta da homofobia para os debates presidenciáveis. Na oportunidade, anunciou o direcionamento de uma emenda para o CAPS Saúde Mental do município.

“A gente sabe o quanto a saúde mental é fundamental para a população em geral, mas em especial para a população LGBT, que sofre tanto preconceito e tanta discriminação. O cuidado com a saúde mental precisa ser acolhedor e livre de preconceitos. Investir no CAPS é garantir um espaço de escuta e apoio para quem mais precisa”, afirmou a deputada.

Destacou a atuação conjunta dos mandatos do PSOL na defesa dos direitos humanos e das liberdades democráticas, citando a deputada federal Fernanda Melchionna, que tem sido uma voz firme contra os ataques aos direitos do povo trabalhador, das mulheres, da população negra e LGBTQIAPN+.

“É isso que o PSOL faz no parlamento: uma trincheira de luta, em defesa daqueles que mais precisam. É isso que nos une: garantir dignidade, igualdade e respeito para todas as pessoas”, disse. Lembrou, ainda, de sua atuação junto ao povo de terreiro, já que muitas pessoas LGBTs encontram nas tradições de matriz africana um espaço de acolhimento e pertencimento e reafirmou o compromisso do mandato com o combate à intolerância religiosa e com a valorização dessas tradições.

A cartilha LGBTQIAPN+ do mandato pode ser solicitada de forma gratuita pelo link: https://forms.gle/3emRtdCLYrvm9S4z9