Após ser procurada por moradores da Vila Eunice, em Cachoeirinha, a deputada estadual Luciana Genro (PSOL) encaminhou um ofício à Prefeitura do município exigindo providências urgentes diante da existência de esgoto a céu aberto na Travessa Salvador Canela Sobrinho. Conforme relatos, esse problema persiste há cerca de dez anos.
“É inaceitável que em pleno 2025 uma comunidade siga convivendo com esgoto a céu aberto na porta de casa. A saúde, a dignidade e o bem-estar das pessoas estão sendo violados, e o poder público precisa agir com urgência”, enunciou a deputada.
O documento solicita, com base na Lei de Acesso à Informação, que a Prefeitura informe se tem conhecimento da situação, quais medidas foram adotadas até o momento e se há previsão de obras para solucionar o problema.
A demanda chegou ao mandato através do presidente do PSOL na cidade e integrante do mandato de Luciana Genro, Lucas Cardoso, que acompanha de perto as denúncias da comunidade. “Essa é uma luta antiga da população da Vila Eunice. As pessoas já protocolaram diversos pedidos e continuam sendo ignoradas. Saneamento básico é um direito, não um favor”, ressaltou.
Luciana Genro vem acompanhando uma série de demandas ao lado da população de Cachoeirinha, atuando em relação à saúde, educação, transporte público, intolerância religiosa, direitos dos animais, entre outros temas.