Faltando algumas semanas para o início da Expointer, a deputada estadual Luciana Genro (PSOL) participou da reunião convocada pelo vereador Roberto Robaina (PSOL) para ouvir as demandas e preocupações dos camelôs que atuarão na cidade onde ocorre o evento na região metropolitana. O encontro, que ocorreu na Escola das Comunidades, em Porto Alegre, contou com a presença de lideranças comunitárias e representantes da categoria, dentre elas Juliano Fripp, presidente da União Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Camelôs, Ambulantes e Feirantes do Brasil (UNICAB). O objetivo do debate foi organizar a luta por melhores condições de trabalho para os ambulantes que tradicionalmente atuam nos arredores do parque de exposições e dentro do local durante os 9 dias da feira.
Os camelôs relataram à deputada e ao vereador as dificuldades enfrentadas nos últimos anos, incluindo a repressão da fiscalização, a falta de regulamentação adequada e a ausência de diálogo com o poder público municipal sobre as novas necessidades dos vendedores, tais como a carga e descarga de alimentos perecíveis diariamente nas tendas localizadas no interior do parque. “Não podemos aceitar que um evento do porte da Expointer, que movimenta milhões, exclua justamente os trabalhadores que mais precisam. É fundamental garantir espaço digno e regulamentado para os camelôs, com estrutura mínima e respeito à sua atividade econômica”, afirmou Luciana Genro.
Lamentavelmente, muitos trabalhadores ainda temem ser impedidos de garantir sua renda durante o período da feira, justamente a época em que conseguem um reforço essencial para o sustento de suas famílias. Para Juliano Fripp, essa é uma luta antiga, mas que ainda está longe de se encerrar. “Essa é uma batalha que já nos trouxe conquistas importantes graças à nossa mobilização, mas os desafios permanecem. Não estamos lutando apenas pelo direito de trabalhar, mas por respeito, estrutura e dignidade no exercício da nossa profissão”, defendeu o presidente da UNICAB.
A deputada então se comprometeu a cobrar da Prefeitura de Esteio e do governo do Estado uma política que respeite e valorize o trabalho dos ambulantes, assegurando o direito ao sustento dessas famílias. Após a criação da Frente Parlamentar em Defesa aos Camelôs, Ambulantes e Feirantes de Porto Alegre, na Câmara de Vereadores da capital, uma iniciativa do vereador Roberto Robaina, Luciana Genro também reforçou com o grupo o seu compromisso com a categoria para a criação de uma Frente Parlamentar sobre o tema na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
“Apenas com a mobilização e a organização dos próprios camelôs será possível conquistar avanços reais e duradouros. Nenhuma transformação vem de cima para baixo, muito pelo contrário! Ela é fruto da luta coletiva e da pressão popular. Vamos precisar do engajamento de todos e todas para garantir que esse espaço represente, de fato, os interesses dos trabalhadores que movimentam a economia popular e lutam por dignidade no seu trabalho”, pontuou a deputada.
O vereador Roberto Robaina celebrou o reforço na luta por maior dignidade aos trabalhadores. “A criminalização do trabalho dos camelôs é uma violência institucional que precisa ser enfrentada com organização e pressão popular. A criação da Frente Parlamentar em Porto Alegre foi um passo importante, e agora, com a iniciativa da deputada Luciana Genro na Assembleia Legislativa, podemos ampliar essa luta em todo o estado”, colocou Robaina.
