Graças à destinação de emenda parlamentar pela deputada Luciana Genro (PSOL), o Departamento de Diversidade Sexual do RS agora conta com um carro próprio para interiorizar as demandas LGBTQIA+. A entrega do veículo foi feita pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, à qual o departamento pertence, nesta segunda-feira (25).
“A comunidade LGBTQIA+ sempre é uma prioridade dos meus mandatos. Neste caso, atendi à demanda da Secretaria, que agora pode realizar com mais qualidade o trabalho voltado para essa população no interior do estado. Um carro é um item básico para o funcionamento de uma política pública, mas diante da falta de iniciativa para viabilizar um por parte do governo, resolvemos com a nossa emenda parlamentar”, afirmou a deputada.
O carro foi utilizado pela primeira vez neste final de semana, relatou Glória Crystal, Diretora-adjunta do Departamento, em ações em Uruguaiana e Pelotas. O veículo será usado pelo governo para atividades de sensibilização da máquina pública, voltadas para servidores da educação, saúde, segurança, em um funcionamento intersetorial. “Estamos muito gratos, é sobre fortalecer essa rede de proteção, e com o carro podemos percorrer o estado nessa missão. Agradecemos muito à deputada, que como sempre é uma grande aliada”, pontuou Glória.
O secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabricio Guazzelli Peruchin, também esteve presente na entrega do carro, assim como do coordenador Fábulo Rosa e do
ex-diretor do departamento, Dani Morethson.
A deputada também destinou verbas para a confecção de materiais informativos voltados para o tema, que estão aguardando execução pela Secretaria. Para o ano de 2025, destinou emenda para o Ambulatório Trans, valor que se soma a R$ 500 mil anteriormente enviados.