O mandato da deputada estadual Luciana Genro (PSOL) tem sido procurado por moradores da região metropolitana de Porto Alegre, principalmente Canoas, para relatar diversos problemas com o transporte intermunicipal.
De acordo com os usuários do transporte, desde que o serviço foi assumido pela empresa Transcal, os horários foram extremamente reduzidos, afetando principalmente as pessoas que utilizam mais de um meio de transporte, como aquelas que precisam pegar ônibus e trem para chegar até o trabalho.
Segundo os relatos, não há horários para Porto Alegre entre 9h e 15h nos dias de semana e nenhum horário no domingo, além disso no sábado só há integração até 14h20min da tarde, um completo descaso com a população que necessita de um transporte de qualidade para trabalhar, estudar e se deslocar entre as cidades.
“Essa situação prejudica muito os trabalhadores e estudantes que não dispõem de flexibilidade para viajar mais cedo ou que não possuem condições financeiras de arcar com um meio alternativo de transporte”, ressaltou Luciana Genro. Durante a semana, as linhas Porto Alegre – Guajuviras/Venâncio Aires e Porto Alegre – Canoas/Mathias Velho só possuem horários entre 5h e 8h da manhã e após as 18h da tarde, o que evidentemente não atende a demanda da população de forma eficaz.
A parlamentar questionou o Superintendente da Metroplan, órgão estadual responsável pela fiscalização das empresas de transporte, a respeito de quais medidas estão sendo tomadas para suprir a demanda de passageiros, já que o transporte é uma concessão pública e evidentemente a concessionária não está atendendo a necessidade da população, o mandato também busca saber se há previsão de aumentar a grade de horários e se é realizado um estudo prévio para determinar essa grade.