Campus da UERGS foi transferido, mas nova sede ainda não está disponível para as aulas presenciais. Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini/Divulgação
Campus da UERGS foi transferido, mas nova sede ainda não está disponível para as aulas presenciais. Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini/Divulgação

| Educação

Estudantes vêm denunciando a falta de espaço adequado para que as aulas sejam realizadas na UERGS, a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Eles ainda não retomaram os estudos presencialmente desde que o campus foi transferido para o local onde funcionava a CIENTEC, que segue sem condições de receber as turmas. Para debater a situação, a deputada Luciana Genro (PSOL) propôs audiência pública que será realizada na Comissão de Educação no dia 6 de junho, a partir das 14h.

A Comissão recebeu, no dia 10 de maio, representantes dos estudantes, que divulgaram fotos de salas de aula no campus central sem condições de uso, com cadeiras e mesas empilhadas umas sobre as outras, e relataram que a transferência para as dependências da antiga CIENTEC não resolveu os problemas estruturais da universidade.

Enquanto isso, o antigo campus da UERGS já foi cedido para a Polícia Civil. Ou seja, as aulas foram retiradas do local onde ocorriam, mas o novo espaço não está pronto para recebê-las. Os estudantes também afirmam ser urgente um concurso para professores e servidores, para que se amplie as pesquisas e projetos de extensão.

“A educação como um todo vem sendo sucateada pelo governo estadual, e a UERGS não é exceção. Convidamos a comunidade escolar a participar da audiência pública e se engajar na luta por valorização para a universidade”, coloca Luciana Genro. A audiência ocorre na sala Salzano Vieira da Cunha (3º andar da Assembleia Legislativa), com transmissão ao vivo pelo link youtube.com/tvalrs.