Deputada Luciana Genro levou estudantes à Comissão de Educação e propôs visita dos parlamentares à UERGS. | Foto: Celso Bender/ALRS
Deputada Luciana Genro levou estudantes à Comissão de Educação e propôs visita dos parlamentares à UERGS. | Foto: Celso Bender/ALRS

| Educação | Notícias

Alunos da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) estão denunciando a falta de condições para o retorno às aulas presenciais no campus central de Porto Alegre. A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa ouviu os estudantes na manhã desta terça-feira (10/05), por solicitação da deputada estadual Luciana Genro (PSOL).

Recentemente, estudantes divulgaram fotos de salas de aula no campus central sem condições de uso, com cadeiras e mesas empilhadas umas sobre as outras. De acordo com os estudantes, a transferência do campus da UERGS para as dependências da antiga CIENTEC não resolveu os problemas estruturais da universidade.

Alunos encontraram sala de aula no campus central com mesas e cadeiras empilhadas, sem manutenção.

“Estamos felizes com o repasse da CIENTEC, mas é preciso adequar o espaço. Solicitamos apoio da Comissão de forma a pensar que a UERGS é do nosso estado e devia ser tratada como a menina dos olhos, mas isso não é o que está acontecendo. Nosso capital humano está enfraquecido e é urgente um concurso para que se amplie o quadro de docentes, para que se amplie as pesquisas e projetos de extensão”, disse Camila Padilha, representante do Centro Acadêmico de Estudantes de Letras no campus Porto Alegre.

Luciana Genro solicitou que a Comissão de Educação realize uma visita ao local para conferir as condições do campus e envie um ofício ao governo cobrando investimentos e condições de retorno presencial às aulas na UERGS. “Estamos diante de um governo que não valorizou a educação e muito menos a UERGS, então a gente precisa desta pressão e organização do Parlamento e dos estudantes para mostrar esse descontentamento e essa falta de atenção que a universidade está recebendo por parte do Executivo, que é quem detém a caneta e as verbas,” destacou a deputada.

Luciana Genro sugeriu uma visita ao campus da UERGS em Porto Alegre, além de oficiar Secretário de Educação do RS e reitor da instituição para debater o assunto de forma ampla em uma Audiência Pública.

Além de denunciar a situação da UERGS na Comissão de Educação, estudantes levaram o caso diretamente a Luciana Genro na última semana, desabafando que “UERGS está desmoronando em todos os sentidos”, especialmente depois que foi transferida do prédio alugado no bairro Agronomia para a antiga Fundação de Ciência e Tecnologia (CIENTEC), sob a promessa de que a parte de laboratórios seria melhor atendida, o que não se concretizou.

Estudantes relataram a falta de atenção que a Universidade vem recebendo por parte do Executivo, como falta de estrutura física e capital humano no corpo discente.

Ederson Ferreira, representante do Conselho Discente Universitário, lembrou que a universidade tem um papel fundamental no desenvolvimento do estado e que, infelizmente, a instituição conta com o menor orçamento enquanto universidade pública do Brasil. Ele defendeu que os parlamentares façam parte dessa luta por uma estrutura adequada, bem como de um quadro de professores que seja suficiente para atender os alunos, o que não representa a realidade atual.

A presidência da Comissão de Educação encaminhará ofício ao governo e solicitará uma visita oficial dos deputados ao campus da UERGS em Porto Alegre.