Para fortalecer a luta contra a privatização da Trensurb, a deputada estadual Luciana Genro (PSOL) se reuniu com o Sindimetro nesta sexta-feira (4) e se comprometeu a pedir uma audiência pública sobre o assunto e uma reunião do sindicato com o governador Eduardo Leite. A categoria pediu apoio para adiar a privatização para 2023, quando a conjuntura política após as eleições pode vir a ser mais favorável, para então ser possível impedi-la.
A Trensurb é uma empresa pública controlada pela União, com participações minoritárias do estado do Rio Grande do Sul e do município de Porto Alegre. O governo federal já anunciou a intenção de privatizar a companhia ainda este ano, e o Sindimetro busca apoio no estado para tentar mudar este cenário.
“Nós queremos que seja feita a transferência da empresa para o estado. Está previsto na lei que criou a Trensurb que a União pode transferir para o estado ou o município a administração, de graça”, explicou o presidente do sindicato, Luis Henrique Chagas. Os metroviários pretendem então pedir apoio à pauta por parte dos candidatos ao governo do estado.
Luciana Genro afirmou que irá solicitar uma audiência pública na Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa, assim como pedir que o governador se reúna com ela e com a categoria para tratar do assunto. “Podemos pedir para ele se posicionar no sentido de que é uma decisão que não deve ser tomada no final do governo. Seria mais prudente esperar pelo próximo, não fazer no apagar das luzes uma privatização como essa”, colocou a deputada.