Categoria pretende buscar adiamento da privatização para o próximo ano.
Categoria pretende buscar adiamento da privatização para o próximo ano.

| Serviço Público

Para fortalecer a luta contra a privatização da Trensurb, a deputada estadual Luciana Genro (PSOL) se reuniu com o Sindimetro nesta sexta-feira (4) e se comprometeu a pedir uma audiência pública sobre o assunto e uma reunião do sindicato com o governador Eduardo Leite. A categoria pediu apoio para adiar a privatização para 2023, quando a conjuntura política após as eleições pode vir a ser mais favorável, para então ser possível impedi-la.

A Trensurb é uma empresa pública controlada pela União, com participações minoritárias do estado do Rio Grande do Sul e do município de Porto Alegre. O governo federal já anunciou a intenção de privatizar a companhia ainda este ano, e o Sindimetro busca apoio no estado para tentar mudar este cenário.

Luciana Genro se reuniu com Sindimetro na sede do sindicato, na zona norte de Porto Alegre.

“Nós queremos que seja feita a transferência da empresa para o estado. Está previsto na lei que criou a Trensurb que a União pode transferir para o estado ou o município a administração, de graça”, explicou o presidente do sindicato, Luis Henrique Chagas. Os metroviários pretendem então pedir apoio à pauta por parte dos candidatos ao governo do estado.

Luciana Genro afirmou que irá solicitar uma audiência pública na Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa, assim como pedir que o governador se reúna com ela e com a categoria para tratar do assunto. “Podemos pedir para ele se posicionar no sentido de que é uma decisão que não deve ser tomada no final do governo. Seria mais prudente esperar pelo próximo, não fazer no apagar das luzes uma privatização como essa”, colocou a deputada.