| Notícias | Serviço Público

Na tarde desta segunda-feira (12) a deputada estadual Luciana Genro (PSOL) participou da segunda reunião da Comissão de Representação Externa para tratar sobre a implantação do Plano de Modernização de Carreira da Brigada Militar. Na oportunidade, estiveram presentes representantes de associações ligadas à corporação, que expuseram as principais reivindicações dos soldados de nível médio, que desde 1994 não contam com um plano de carreira.

Luciana Genro lembrou a importância do apoio dos parlamentares para que discussão avance

Luciana Genro contou que tem recebido mensagens de diversos praças relatando irregularidades na aplicação das provas do CTSP e que há uma grande expectativa na modernização: “O que eu posso perceber é que a tropa está extremamente insatisfeita com a situação e que há uma grande indignação com a forma como foi conduzido esse CTSP. Os praças contam com a nossa pressão política para que a modernização aconteça”, destacou a deputada.

Nesta terça pela manhã Luciana recebeu denúncias de irregularidades na realização do CTSP, como informações a respeito de cartões de respostas que já teriam sido entregues com alguma questão preenchida aos candidatos. Alguns destes episódios teriam sido até mesmo registrados em atas nas salas onde as provas foram realizadas. A deputada irá requerer as atas que podem comprovar as irregularidades para apresentá-las ao MP, que arquivou a representação feita por Luciana antes da aplicação das provas.

José Clemente destacou que a modernização do plano de carreira é questão de justiça

Na audiência da segunda-feira José Clemente, representando a ABAMF, lembrou que essa é uma luta de muitos anos. Que já foi apresentada uma proposta de modernização de plano de carreira amplamente detalhada ao governo estadual. “O que prevíamos ontem, aconteceu hoje, depois da divulgação do gabarito, 8 mil soldados lamentando que não têm carreira. Nosso anseio é que já realizado o CTSP, isso não seja impedimento para que o governo dê a celeridade, necessária e justa, para colocar em prática a modernização da carreira, atendendo os anseios da categoria,” declarou Clemente.

Aparício Santellano pediu que o projeto saia da gaveta do governo estadual e seja encaminhado à AL

O presidente estadual ASSTBM (Associação de Sargentos Subtenentes da Brigada Militar), Aparício Santellano, pontuou a importância da comissão, já que entra governo e sai governo sem que se avance nessa pauta diz respeito à vida funcional do policial de nível médio. “Que esse projeto saia da gaveta do governo e venha para a Assembleia. Não adianta reunião pra cá e pra lá, e nada andar. A Assembleia Legislativa é o lugar de debater, buscar os entendimentos para que se tenha justiça,” disse, colocando as associações a disposição para o diálogo de forma a aprimorar o projeto.

Tiago Rommel, presidente da ASPRA/RS, frisou o trabalho que vem sendo realizado pelas entidades representativas na luta pela valorização de todo o efetivo da Brigada Militar. “Passado o CTSP voltamos a tratar da modernização, que é algo tão importante e vai abranger a todos, aonde teremos uma valorização dentro corporação e uma ascensão profissional de forma isonômica. É importante deixar claro que nós trabalhamos em sintonia entre as entidades,” relatou, lembrando ainda que a ASPRA recebe inúmeras demandas em relação à falta de um plano de carreira digno para os policiais de nível médio.

O órgão temporário tem até o dia 25 de julho para realizar seus trabalhos. O próximo encontro, em data a ser confirmada (15 ou 19 de julho, às 17h), contará com a presença de representantes do governo estadual.