| feminicídios | Notícias | Segurança Pública

Dez mulheres foram assassinadas por serem mulheres em janeiro no RS. Uma alta de 233% comparado a janeiro de 2019, quando três mulheres foram mortas no Estado. O crescimento alarmante só reforça o que já falamos por aqui: faltam políticas públicas sérias para combater esses crimes.

Em setembro do ano passado o mandato da deputada Luciana Genro (PSOL) promoveu uma audiência pública para debater a situação da rede de acolhimento às mulheres vítimas de violência no Estado, na qual ficou evidente o descaso e a negligência do governo Leite para a política de mulheres.

Seminário discute combate a feminicídios no RS e situação da rede de proteção às mulheres
Deputados encaminham projeto para tornar política pública a reeducação de homens agressores

Cobramos a indicação de diretora para o Departamento de Políticas para Mulheres, que ficou sem direção até outubro, bem como a ampliação da equipe do Centro Estadual de Referência da Mulher Vânia Araújo, o fortalecimento da patrulha Maria da Penha, da Brigada Militar, e a ampliação do horário de atendimento das Delegacias Especializadas da Mulher no interior do Estado.

Ainda no ano passado, o mandato destinou R$ 500 mil em emendas para o combate à violência contra as mulheres, prevenção e aparelhamento do Centro Vânia Araújo e do Conselho Estadual das Mulheres. Também temos apoiado o trabalho da Mirabal, casa que acolhe mulheres em situação de risco.

Leia a íntegra da Emenda para o Centro Vânia Araújo Machado
Leia a íntegra da Emenda para o Conselho Estadual de Direito da Mulher

A deputada Luciana Genro também fundou, em 2017, a Emancipa Mulher uma escola femininista e antirracista que promove formação para mulheres fortalecerem a luta e o combate ao machismo e aos diferentes tipos de violência; aulas de defesa pessoal e assistência jurídica gratuita para vítimas de violência. Estamos na luta para garantir direitos e empoderar as mulheres!

#BastaDeFeminicídio #NenhumaAMenos