A deputada Luciana Genro, do PSOL, esteve na Defensoria Pública do Estado na manhã desta sexta-feira (05/04). O defensor público-geral Cristiano Vieira Heerdt apresentou dados da Defensoria e uma lista de projetos de lei que já foram protocolados na Assembleia Legislativa sobre o órgão, que na sua maioria tratam sobre a criação de unidades da Defensoria em cidades onde não há atendimento integral de defensores.
Até 2022, o poder público terá que universalizar o acesso à Justiça e instalar defensorias públicas em todas as comarcas do país. Hoje, são 408 defensores públicos atuando no Rio Grande do Sul. O número de atendimentos chegou a 1,3 milhão de pessoas no ano passado.
“Quero deixar meu mandato de deputada estadual à disposição para receber as demandas de vocês, como as denúncias ameaças que sofrem e a defesa pelas melhores condições de trabalho. O trabalho da Defensoria é muito importante para facilitar e garantir o direito da população à Justiça”, destacou a deputada Luciana Genro.
A presidente da Associação dos Defensores Públicos do Rio Grande do Sul, Juliana Lavigne, e outros subdefensores participaram da reunião. O coordenador da bancada do PSOL, ex-deputado Pedro Ruas, também esteve no encontro.
Na quinta-feira, a deputada acompanhou a inauguração da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão da Defensoria, ocorrida durante o seminário Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos, realizado pelo órgão em Porto Alegre.