O plenário da Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira (12/03) uma iniciativa da deputada estadual Luciana Genro (PSOL) que cria a Comissão Especial para Análise da Violência Contra a População LGBT. O colegiado deve ser instalado em até dez dias úteis, será composto por 12 deputados e presidido pela parlamentar do PSOL.
A comissão terá duração de quatro meses, totalizando 120 dias de atividades. Como órgão oficial da Assembleia Legislativa, a comissão produzirá, ao fim de seus trabalhos, um relatório com diagnóstico sobre a situação de violência enfrentada pela população LGBT no Rio Grande do Sul e propostas concretas para enfrentar o tema.
“Organizamos um plano de trabalho que prevê audiências públicas em todas as regiões do Estado. Iremos dialogar com os órgãos de segurança pública, com as prefeituras e com os movimentos sociais para verificar como vêm sendo processados os casos de violência contra a população LGBT, traçando um panorama deste grave problema e propondo as melhorias necessárias”, disse Luciana Genro.